Reflexão

Fidelidade: Qual o momento de provar para Deus?



Há um dito popular entre os cristãos assim: “Vida de crente não é um mar de rosas”. Alguns até aventuram-se em (enganosamente) afirmar: “Quando tudo está bem, é porque algo está errado!”. À luz da palavra de Deus, sabemos que os dois ditos são apenas enganos do coração. No livro de Salmos, número 37, e versículos 23, diz: “Os passos de um homem bom são confirmados pelo Senhor, e ele deleita-se no seu caminho.” Ou seja, quando lemos na bíblia ‘deleita-se’, significa que descansamos e temos tranqüilidade para viver. É natural que tenhamos momentos de problemas e dificuldade, pois toda prova é passageira e vêm para nos edificar.
Então, quando e como podemos provar para Deus que somos fiéis a Ele? Quando temos um bom emprego? Quando estamos sendo aprovados em nossa escola? Quando temos um carro do ano? Quando tudo vai bem? Aí sim, podemos afirmar que Ele tem sido fiel a nós e por isso somos fiéis a Ele? Infelizmente meu caro amigo, se pensas assim, preciso mostrar-lhe outra maneira de provar a nossa fidelidade à Deus.
Fidelidade é como caráter, se prova “no fogo”, na dificuldade, na distância, na confiança. Provamos para Ele que independente da situação que vivemos, se estamos precisando de uma ajuda divina, ou até mesmo um milagre, somos fiéis a Ele e esperamos por Ele, independente do que irá acontecer. Deus nos prova para ver até onde somos fiéis, mas não para nos ver sofrer, mas sim para mostrar que para Ele nada é impossível. Um certo conto diz que um garoto, ao ver seu pai fundindo a prata para fabricar um anel, seu pai apenas olhava o metal derretendo e quase borbulhando. Já impaciente de tanto esperar e olhar, o filho pergunta para seu pai: -Pai, como você sabe que a prata já está boa para fazer a jóia? O pai logo responde: -Quando toda a impureza já se separou, e vejo o meu rosto refletido na prata.
Muitas vezes, Deus quando está forjando nosso caráter, ele nos prova ao fogo, para tirar de nós o nosso ego, todo vício, pecado, tudo aquilo que separa-nos da comunhão com Ele até que apenas Deus apareça em nossas vidas. No momento que somos provados ao fogo, que vemos que tudo ao nosso redor parecer conspirar contra nós, nada vai bem, tudo começa a dar errado. A cada passo que damos para frente, parece que caminhamos 2 para trás, a cada passo um tropeço. Esse sim é o momento que podemos olhar para Deus e afirmar: Aconteça o que acontecer, sou fiel a Ti até o fim!
A maior prova de fidelidade que encontro no velho testamento, é a de Abraão. Após viver toda uma vida aceitando o fato de sua mulher (Sarai) ser estéril, é surpreendido por Deus com a promessa e na seqüência o nascimento de um filho. Anos depois recebeu a ordem de Deus para sacrificar seu filho tão amado. Abraão, mesmo quem sabe com seu íntimo amargurado, decidiu obedecer a ordem de Deus, não sabendo ele que Isaque não morreria. Outra prova de fidelidade a Deus que vemos, é a vida de José: Ser traído por seus irmãos, vendido como escravo, preso injustamente e ficar preso por anos, e em momento algum atribuiu a culpa de tudo a Deus ou negou sua fé. Pelo contrário, em todo momento, acreditou que Deus poderia transformar sua situação e que Ele estava no controle.
Portanto meu amigo, se estás vivendo tempos difíceis, saiba que é um momento crucial de você provar para Deus que és fiel a Ele, independente das circunstancias, se é tempo de guerra ou de paz, de riqueza ou pobreza, de fartura ou de fome, Ele é e sempre será Deus na sua vida. Que nossa vida, atitude em todo lugar, possa ser uma prova que somos fiéis a Deus.

“A graça de Deus nunca irá levá-lo aonde a graça de Deus não irá protegê-lo.”



Por Jacques Oliveira

Veja mais Reflexão

Um serviço: Logo POW Internet

"Graça seja convosco, e paz, da parte de Deus nosso Pai, e do Senhor Jesus Cristo." 1CO 1:3

O sangue de Jesus Cristo, filho do Deus vivo, te purifica de todos os pecados.