Reflexão

Finanças – Multidão Ganha-pão



Então eles lhe disseram: Não temos aqui senão cinco pães e dois peixes. (Mateus 14:17)

Um princípio muito negligenciado ou desconhecido na vida financeira se chama passividade. Como se explica que no meio de uma multidão de milhares de homens só havia cinco pães? Por que esse povo todo não se preveniu para sair ao campo? E se nem esse menino tivessse trazido os pães?

Independentemente dos aspectos estratégicos de uma situação destas, devemos aprender que multidão, povão, é assim mesmo – vive na passividade e não se previne. Isso meu querido, é um princípio de finanças essencial para prosperar. Quem fica na passividade não vai além de ganhar um pedaço de pão, enquanto que os poucos que são pró-ativos tem pão para repartir. Note que a multidão não tem nem nome, enquanto que o personagem central é o dono do pão.

Quando nossa vida profissional e financeira fica estagnada, devemos avaliar se não ficamos passivos, esperando o pedaço de pão nos chegar às mãos. Quem ganha pão não progride, fica limitado. É preciso superar, crescer, avançar, progredir. Não estamos mais na idade média e, exceto por questões extremas, a maioria das pessoas pode fazer algum curso, aprender algo novo, melhorar seu trabalho, conhecer novas técnicas, procurar novas oportunidades. Financeiramente falando parar é morrer.

Dias atrás conversava com minha esposa e lembrávamos que nossa fase de maior fartura financeira foi quando chegamos em Curitiba, mas o salário daquela época hoje não paga nosso aluguel. Se passaram 19 anos, imagine se eu ficasse parado no tempo.

Não devemos confundir ganância e avareza com ambição. Ambicionar algo melhor é saudável e necessário; exagerar não.

Se queremos prosperar, devemos sair da multidão e de sua passividade, mudando para uma posição ativa e abençoadora.

“Senhor, me ensina a mudar de atitude e colocar em primeiro lugar as ações abençoam não somente a mim, mas aos demais. Não quero mais ser passivo.”

Mário Fernandez


Fidelidade à Palavra independente de um estilo de pensamento pré-definido. Assim, não defenderemos aqui doutrinas denominacionais, essas você certamente poderá encontrar em sites dedicados às respectivas denominações.
Veja mais Reflexão

Um serviço: Logo POW Internet

"Graça seja convosco, e paz, da parte de Deus nosso Pai, e do Senhor Jesus Cristo." 1CO 1:3

O sangue de Jesus Cristo, filho do Deus vivo, te purifica de todos os pecados.