Reflexão

Finanças – Pão e Semente



Aquele que supre a semente ao que semeia e pão ao que come, também lhes suprira e aumentara a semente e fará crescer os frutos da sua justiça. (2Corintios 9:10)

Outro princípio importante na vida financeira é o principio do pão e da semente. Para a maioria das pessoas tudo que entra de dinheiro é simplesmente dinheiro portanto poupar, investir, repartir, abençoar – não é importante. Outros, no extremo oposto, negligenciam o sustento básico.

Quem come a semente não colherá nada e acabará não ficando saciado no futuro; quem semeia pão não colhe nada e continua com fome.

Pão é tudo aquilo que nos alimenta e fortalece para o dia a dia, que nos sustenta no básico, que nos leva a superar uma jornada até o próximo passo. Não é aquilo que investimos, poupamos, guardamos, abençoamos aos outros. Pão é preciso consumir, pois assim como o maná do deserto, passado o devido tempo vai apodrecer e não servirá mais.

Semente é tudo que não serve para comer, não alimenta ou não faz falta no cardápio de um dia. É aquele excedente que podemos compartilhar, lançar em outros terrenos. Pode ser investimentos, pode ser ofertas, pode ser um tempo de conforto para ser gasto com um discípulo. É tudo aquilo que não nos fará falta se repartirmos, ainda que possa ter alguma utilidade ou conveniência.

Quem come seu pão dignamente ficará saciado e, como a Bíblia promete, o justo não mendigará o pão. O que é básico para o sustento não faltará. Se for essencial, não é semente.

Quem vai além e obtém semente para semear, assegura seu pão no futuro. Quem semeia trará de volta para si sem perceber. Se pode ser repartido, então é semente.

Cabe a cada um de nós olhar para tudo que Deus nos confia a guardar e classificar o pão e a semente. Isto feito, precisamos tratar de comer pão e somente pão; e semear semente e nada mais.

“Senhor, me ajuda a semear as sementes que o Senhor mesmo me concedeu e a aproveitar o pão que recebo. Quero ser generoso e quero aprender a poupar e a semear.”

Mário Fernandez


Fidelidade à Palavra independente de um estilo de pensamento pré-definido. Assim, não defenderemos aqui doutrinas denominacionais, essas você certamente poderá encontrar em sites dedicados às respectivas denominações.

Veja mais Reflexão

Um serviço: Logo POW Internet

"Graça seja convosco, e paz, da parte de Deus nosso Pai, e do Senhor Jesus Cristo." 1CO 1:3

O sangue de Jesus Cristo, filho do Deus vivo, te purifica de todos os pecados.