Reflexão

Juízo



Meus irmãos, não vos torneis, muitos de vós, mestres, sabendo que havemos de receber maior juízo. (Tiago 3:1 ARA)

É de ficar horrorizado ao ver a quantidade e o tipo das encrencas que tantos pastores têm se metido. Não que isso seja novidade, deve ter acontecido sempre, mas é adultério, fraude, manipulação, desfalque, intrigas e outras coisas mais. Alguns são muito jovens e isso poderia ser um motivo, devido ao despreparo.

O fato é que este verso nos dá alerta sério e consistente para a liderança eclesiástica. Quem quiser ser mestre, o que aqui simbolicamente representa todo tipo de líder, deve estar preparado para ser julgado com mais rigor. Como devemos entender isso?

É relativamente simples. Todo mundo pagará por seus pecados e colherá seus frutos, como em uma horta de morangos. Só que os morangos dos líderes crescerão mais. Se um homem mentir, ao ser descoberto será embaraçoso, mas se for um mestre, isso será um escândalo. A margem para errar é menor e a punição mais severa. É preciso estar ciente disso.

Para quem é líder, ou mestre, mais do que um alerta e uma fonte de temor, isso deve ser a inspiração para uma vida exemplar em santidade, na qual o Senhor seja glorificado e não seja necessário ter qualquer constrangimento. Não se pode pensar duas vezes antes de fazer alguma burrada; terá de ser 10 vezes.

Para quem é liderado, ou não é mestre, Deus continuará sendo juiz e o julgamento um realidade. Mas cabe lembrar que se seu problema é com algum dos mestres, acima de sua causa está o Todo Poderoso, que fará justiça e com severidade. Nunca imagine que “nada vai acontecer com ele” porque vai. Mas cuide-se também, pois amanhã poderá ser sua vez.

Carecemos sim de uma liderança mais preparada, mais santificada, mais dedicada ao Senhor. Mas de onde virão, se não do seio de um povo santificado, que ensina bem seus filhos e planta vidas retas?

“Pai, ensina-me a entender que não sou eu o juiz, que não me cabe julgar. Prepara-me para ser mestre, se assim for a Tua vontade. Prepara-me para ser liderado. Quero priorizar Teu Reino.”

Mário Fernandez


ICHTUS.com.br é organizado e publicado por Vinicios Torres e Mário Fernandez e tem o propósito de servir à edificação do Povo de Deus. Enfatiza a fidelidade aos princípios da Palavra de Deus e o compromisso de capacitar-se pelo poder do Espírito Santo a fazer diferença na comunidade onde vive. ICHTUS não tem vinculação denominacional.

Veja mais Reflexão

Um serviço: Logo POW Internet

"Graça seja convosco, e paz, da parte de Deus nosso Pai, e do Senhor Jesus Cristo." 1CO 1:3

O sangue de Jesus Cristo, filho do Deus vivo, te purifica de todos os pecados.