Reflexão

Liderando Com o Coração – Comunicando na Hora Certa



Eu cheguei a Jerusalém e durante três dias não contei a ninguém o que pensava fazer pela cidade de acordo com o que Deus havia posto no meu coração. (Neemias 2:11-12a)

Neste ponto da sua história Neemias nos dá uma lição de como conduzir um projeto com responsabilidade. Deus colocou em seu coração o desejo de reconstruir Jerusalém, ele elabora um plano e o apresenta ao rei que, além de aprovar ainda lhe fornece os recursos necessários para executá-lo. Agora, depois de muitos dias de viagem, ele chega a Jerusalém. O sonho está prestes a começar a virar realidade.

Se fosse um dos líderes de hoje, provavelmente ele teria feito um vídeo promocional mostrando em uma animação 3D como ficaria Jerusalém após a restauração e teria enviado antes de ele chegar, a fim de que fosse recebido com pompa e circunstância. Mas, curiosamente, Neemias não diz o que veio fazer logo de cara.

Isso tem motivos, claro, e ao analisarmos esses motivos podemos aprender alguma coisa.

Primeiro, Neemias estava na Babilônia quando soube da situação e foi tocado por Deus. Ele fez planos a partir do que os outros falavam e com certeza a partir dos documentos que o governo dispunha. Ao chegar a Jerusalém ele o fez o mais discretamente possível, embora fosse impossível uma comitiva real chegar em uma cidade daquela época sem ser notada.

Ele precisava de tempo para fazer pelo menos duas avaliações antes de anunciar suas intenções.

1. Ele precisava ver a situação por si mesmo e avaliar se o que tinha ouvido condizia com a realidade.

2. Ele precisava avaliar se os planos que tinha feito precisariam ser ajustados.

Segundo, Neemias sabiamente evitou criar expectativas antecipadamente.

Ao chegar sem anúncio ele evitou que os moradores inventassem estórias, especulassem motivos e criassem partidos antes menos do projeto começar. Se o povo soubesse antecipadamente que um emissário do rei estava vindo para reconstruir a cidade geraria expectativas que talvez Neemias não tivesse condições de gerenciar.

Fazendo assim ele também evitou criar inimigos antes da hora. Em todo o projeto sempre haverá aqueles que serão contra, principalmente se seus interesses forem afetados ou sua influência ameaçada.

Administrar a sua chegada de maneira tranquila deu a Neemias a condição de se informar, avaliar a situação e se preparar para interagir com o povo da cidade.

Certamente, você Já viu muitos projetos serem anunciados aos quatro ventos para em seguida morrerem solitários e silentes. Já vi muitas promessas serem feitas e depois esquecidas. Há uma classe especialista em usar essa técnica: impressiona antes torcendo para que você esqueça depois. No seu próximo projeto, evite prometer e se promover demais, pois senão poderá não conseguir atingir as expectativas que você mesmo gerar.

“Senhor, ajuda-me a saber o que comunicar e a hora certa de comunicar cada etapa do projeto que colocaste em meu coração.”

Vinicios Torres


Uma Parceria Diária com Deus
Edificando o Povo de Deus pela Internet


Veja mais Reflexão

Um serviço: Logo POW Internet

"Graça seja convosco, e paz, da parte de Deus nosso Pai, e do Senhor Jesus Cristo." 1CO 1:3

O sangue de Jesus Cristo, filho do Deus vivo, te purifica de todos os pecados.