Reflexão

Liderando Com o Coração – Expressando os Sentimentos



Então Davi e seus soldados choraram em alta voz até não terem mais forças… Davi, porém, fortaleceu-se no Senhor seu Deus. (1 Samuel 30:4,6b)

Este capítulo (1 Samuel 30) conta a história de como as mulheres e crianças de Davi e seus soldados foram levadas pelos amalequitas. Aproveitando que Davi e seus homens estavam fora, estes atacaram a cidade e levaram o que tinha valor. Quando Davi voltou encontrou a cidade queimada e vazia.

A Bíblia não pinta um quadro irreal de Davi. Na verdade ela o mostra até mais humano do que se esperaria de alguém que é celebrado como herói e rei de tanta expressão. Nesta situação, o texto diz que Davi chorou pela perda de sua família da mesma maneira que seus homens e choraram muito, a ponto do texto dizer que não tinham mais forças para chorar.

Fatalidades acontecem, calamidades se abatem sobre nós, problemas aparecem de onde menos se espera e nada disso manda e-mail avisando dia e hora em que vai acontecer. Tenho certeza que ninguém saudável está sempre se preparando para o pior. Ao constatarem a profunda perda que foram vítimas, Davi e seus homens fizeram exatamente o que se espera que seres humanos façam nessas situações: choraram e lamentaram, sentiram a dor e expressaram as emoções da sua perda.

A diferença do líder neste momento está justamente na capacidade dele entender quando o sentimento foi expressado/tratado por tempo suficiente e fazer a transição para o próximo momento. O texto diz que Davi se angustiou, pois os seus homens começaram a olhar para ele como culpado pelo desastre, já que eles o estavam seguindo quando tudo aconteceu e não estavam em casa para defender as suas famílias. Davi poderia continuar com os sentimentos de perda e dor e se afundar em desespero e, provavelmente, nem conheceríamos a sua história. No entanto, ele decidiu tirar os olhos da situação tenebrosa, acalmou seu coração e voltou-se para Deus.

Davi tirou ânimo novo do seu relacionamento com o Senhor. O mesmo Deus que tinha dado a ele coragem para enfrentar o leão, o urso e o gigante Golias. O mesmo Deus que o estava protegendo da perseguição do rei Saul.

Ele então chama o sacerdote Abiatar e juntos buscam direção de Deus para reverter a situação. Eles então recuperam tudo o que foi roubado e ainda conquistaram mais despojos.

Muitos líderes vendem a imagem de super-heróis imbatíveis que não se abatem por nada. Isso não é saudável, nem para eles nem para os seus liderados. Muitas pessoas se perdem ao descobrir que o seu líder perfeito é na verdade tão humano e falho como elas mesmas. Esses líderes vão acumulando uma tensão emocional e espiritual tão grande sobre si, até o dia que não conseguem mais suportar e caem de uma vez. Muitos acabam não se recuperando.

Davi nos ensina aqui a participar dos sofrimentos e compartilhar as emoções deles. Ao verem que seu líder tem os mesmos problemas mas que ele tem uma atitude diferente na maneira como reage e supera esses problemas, seu respeito por este líder cresce. Ao mesmo tempo o líder passa para os seus discípulos a orientação de como fazer isso. Isto é instrução pelo exemplo.

Senhor, livra-me de parecer um líder intocável, ajuda-me a participar com a equipe de tudo o que acontece de maneira sincera e verdadeira.

Vinicios Torres
ICHTUS – Uma Parceria Diária com Deus
Edificando o Povo de Deus pela Internet


Veja mais Reflexão

Um serviço: Logo POW Internet

"Graça seja convosco, e paz, da parte de Deus nosso Pai, e do Senhor Jesus Cristo." 1CO 1:3

O sangue de Jesus Cristo, filho do Deus vivo, te purifica de todos os pecados.