Reflexão

Liderando Com o Coração – Lutando Juntos



Nem eu, nem meus irmãos, nem meus moços, nem os homens da guarda que me seguiam largávamos as nossas vestes; cada um se deitava com as armas à sua direita. (Neemias 4:23)

Relembrando: Uma conspiração dos inimigos de Neemias foi descoberta. Eles ameaçavam atacar a cidade e impedir a continuidade da obra. Neemias coordenou o esforço concentrado para continuar a obra e ainda manter os trabalhadores armados e prontos para reagir em caso de ataque.

Até aqui vemos Neemias fazendo o que se espera que um líder faça, que é ficar atento ao ambiente e proteger a sua equipe das influências e ameaças externas. Mas, neste versículo vemos que Neemias e aqueles que vieram da Babilônia para participarem do projeto estão igualmente comprometidos com a proteção dos trabalhadores da obra.

Quando se lê a história de Neemias pode parecer óbvio que ele participe do esforço de proteção, afinal o projeto é dele e ele está no comando.

No entanto, nem sempre é assim que acontece. Já participei de projetos onde, no momento mais tenso e difícil, o líder distribuiu responsabilidades e, em seguida, saiu de férias. Já vi equipes reclamando da distância segura que seus chefes mantinham “dos problemas” do dia a dia do projeto, mas sempre estavam presentes quando tinham de mostrar os resultados para os superiores.

Liderança traz privilégios? Sim, com certeza. Mas a liderança traz como responsabilidade mais básica a exigência de que o líder deve permanecer junto aos liderados durante toda a execução do projeto e que participe de todos os seus aspectos, tanto dos positivos como dos negativos.

O líder que se exime de participar com a equipe dos momentos mais difíceis está, na verdade, cometendo o erro grave de desvalorizar a sua liderança aos olhos dos liderados, que o veem como fraco e despreparado na melhor das hipóteses, ou aproveitador, na pior delas.

Ao realizar esta ação tão óbvia o líder inspira a equipe a lutar com ele, aumenta-lhe confiança, fortalece os vínculos. Vencem com mais facilidade as dificuldades e terminam como uma equipe mais forte e entrosada.

Senhor, dá-me a coragem necessária para vencer os problemas que a minha equipe enfrenta na execução do projeto que nos confiaste.

Vinicios Torres


ICHTUS – Uma Parceria Diária com Deus
Edificando o Povo de Deus pela Internet


Veja mais Reflexão

Um serviço: Logo POW Internet

"Graça seja convosco, e paz, da parte de Deus nosso Pai, e do Senhor Jesus Cristo." 1CO 1:3

O sangue de Jesus Cristo, filho do Deus vivo, te purifica de todos os pecados.