Reflexão

Liderando Com o Coração – Resultado da Excelência



Eu disse ao rei: Se for do agrado do rei, e se o teu servo tiver achado graça diante de ti,… (Neemias 2:5a)

Neemias já tinha estabelecido em seu coração o plano de reconstruir a cidade de Jerusalém e orado para que Deus tocasse o coração do rei para que ele fosse favorável a este plano. Mas há um detalhe que muitas vezes passa despercebido para muitas pessoas: o que fez Neemias ter acesso à maior autoridade do planeta na época que era o único que poderia autorizar e financiar este projeto?

Ele diz no texto que era o copeiro do rei. Naquele tempo tempo o copeiro era o responsável por manter a adega e servir ao rei o vinho e as bebidas que ele desejasse, mas com um função a mais, ele deveria antes provar tudo o que fosse servido ao rei para garantir que nada tivesse sido envenenado.

Era uma função de confiança e para chegar a ela, certamente, Neemias deve ter se provado digno dela. A história não conta, mas Neemias de ter feito uma carreira digna de ser notada que o levou a ser promovido até aquele posto. Suas realizações e sua competência lhe garantiram estar na posição certa no momento em que a oportunidade de se tornar o líder se apresentou. Ele viu cumprir-se Provérbios 22:29 “Você já observou um homem habilidoso em seu trabalho? Será promovido ao serviço real; não trabalhará para gente obscura.” (NVI)

Ao ser apresentado ao projeto o rei não teve dúvidas de que estava diante de alguém que teria condições de ser o líder dele. Tanto que o texto registra apenas uma pergunta do rei a Neemias: “Quando você voltará?” Não há questionamento da viabilidade do projeto nem da competência daquele que se propôs a fazê-lo. As realizações anteriores e o caráter de Neemais, que o rei conhecia e confiava, eram as credenciais que ele precisava.

Muitos querem ser líderes sem terem construído uma base sobre a qual as pessoas possam confiar em sua liderança. Como seguir alguém em um projeto se esta pessoa não tem história de desafios vencidos para dar confiança na sua capacidade tanto de execução como de planejamento e supervisão?

Todos os líderes de sucesso tiveram seu tempo de trabalhar debaixo da liderança de outros, de enfrentar a rotina das tarefas repetitivas, de demonstrar a qualidade nos menores trabalhos, de se relacionar com respeito e confiança com as pessoas, até serem reconhecidas e colocadas em posições onde, então, estavam prontos para aproveitar a oportunidade de tornarem eles mesmos líderes que fizeram a diferença.

A história de Neemias não se prende aos detalhes iniciais de sua vida, mostra apenas o resultado de sua carreira. Ele certamente não sabia que seu trabalho dedicado e sua fidelidade ao rei iriam ser recompensados por Deus com o maior e mais reconhecido desafio de sua vida.

“Senhor, ajuda-me a entender que a excelência com que eu vivo a minha vida e faço o meu trabalho hoje são sementes que frutificarão para serem colhidas no futuro que já preparaste para mim.”

Vinicios Torres



Uma Parceria Diária com Deus
Edificando o Povo de Deus pela Internet

Veja mais Reflexão

Um serviço: Logo POW Internet

"Graça seja convosco, e paz, da parte de Deus nosso Pai, e do Senhor Jesus Cristo." 1CO 1:3

O sangue de Jesus Cristo, filho do Deus vivo, te purifica de todos os pecados.