Reflexão

Liderando Com o Coração – Transformando as Pessoas a Sua Volta



A palavra proferida a seu tempo É como maçãs de ouro em cestos de prata. (Provérbios 25:11)

A liderança traz consigo diversas possibilidades de transformação. Uma pessoa se torna líder justamente com o objetivo de causar a transformação de uma situação ou lugar. A maneira como conseguirá provocar essa transformação dependerá das capacidades das pessoas que o líder conseguir arregimentar, trazer para próximo de si e inspirar para fazer parte do seu projeto.

Isso dá ao líder uma das oportunidades mais importantes que ele tem diante de si: a possibilidade de inspirar e transformar pessoas. O líder, por causa da posição e da autoridade que os seguidores reconhecem nele, tem o poder de semear nos corações das pessoas palavras que serão lembradas para toda a vida e que, muitas vezes, se tornarão o motor da vida de algumas delas.

Assim como um semeador não sabe quais sementes que ele semeou darão frutos, o líder também não tem como saber quais palavras farão esse efeito transformador em quem. Assim, da mesma maneira que o semeador semeia a melhor semente que tem, o líder deve sempre ter as melhores palavras para dizer. Com melhores palavras não queremos dizer que o líder só dirá coisas positivas e açucaradas, mas que dirá o que precisa ser dito, no tempo certo e da maneira certa.

Um bom exemplo de liderança transformadora pelas palavras pode ser lida no caso contado por Zig Ziglar a seguir.

Procure Sempre as Qualidades

Uma professora, com sua sensibilidade, utilizou a abordagem do “procurar sempre as qualidades” quando uma de suas alunas fez a seguinte afirmação: “Não sou melhor em nada.” A professora não sabia o que dizer. Ela sabia que a menina era uma aluna mediana, procedente de uma família grande e que se esforçava bastante para entender cada matéria. Por isso a professora lhe perguntou o que ela queria dizer com aquelas palavras. Certo dia, a menina assinalou uma por uma das matérias e quem era o melhor aluno em cada uma delas.

Então a professora começou a pensar nas qualidades da menina lembrando o quanto ela ajudava calmamente as crianças que se esforçavam em seus trabalhos, o seu sorriso amável, o tempo que ela dedicava aos alunos impopulares ou de raciocínio “lento” e que ela nunca ridicularizava as crianças retardadas em sala de aula. Escolhendo cuidadosamente suas palavras, a professora disse: “Você não é má aluna. Você é muito boa em leitura e música, e se sai bastante bem em outras matérias e nos esportes. Mas existe algo em você que é absolutamente a melhor.” A criança levantou os olhos demonstrando descrença e perguntou do que se tratava. A professora respondeu: Você é gentil. Isso pode parecer loucura para você, mas é muito importante. Essa sala de aula é um lugar muito melhor porque você está aqui.

Os benefícios da menina eram reais e imediatos, mas a sensibilidade da professora também a tornava uma vencedora. Ela agradece isso à sua aluna. Afinal, a menina também era a melhor na arte de fazer com que essa professora atentasse para o que ela fazia de melhor – ou seja, incentivar os outros.

* Zig Ziglar, Sucesso, Pg. 280.

Senhor, coloca em minha boca as palavras certas para cada pessoa e cada ocasião. Que as palavras da minha boca tragam vida e direção.

Vinicios Torres



ICHTUS – Uma Parceria Diária com Deus
Edificando o Povo de Deus pela Internet

Veja mais Reflexão

Um serviço: Logo POW Internet

"Graça seja convosco, e paz, da parte de Deus nosso Pai, e do Senhor Jesus Cristo." 1CO 1:3

O sangue de Jesus Cristo, filho do Deus vivo, te purifica de todos os pecados.