Reflexão

Ministério da Administração



Há alguns dias, “zapeando” pela internet, eu li que a Bíblia Sagrada, mesmo sendo um livro escrito na Antiguidade, pode ser considerada como um verdadeiro manual atualizado de Administração. Marcaram-me 02 citações: em Ex 18.13-27 temos o conselho de Jetro a seu genro, Moisés, sobre divisão do trabalho, seleção de pessoal, delegação de autoridade, cadeia de comando; e em Mt 10.1-42 Jesus nos dá uma aula de seleção e capacitação de pessoal e delegação de autoridade. Tanto Jetro como Jesus, nos ensinam que devemos saber “delegar” funções, autoridade e responsabilidades para que cada um possa exercer seu Ministério com plenitude e alegria!

São muitos os Ministérios em nossa Comunidade. A um deles foi delegada a função de atuar como agente facilitador para que todos possam cumprir sua Missão: o Ministério da Administração, que se ocupa em providenciar a infra-estrutura necessária às atividades de cada um dos Ministérios, inclusive as dele próprio.

Somos fiéis despenseiros no Reino de Deus. Seus servos e mordomos. Agentes da graça, na administração dos recursos advindos de dízimos e ofertas. Diariamente somos desafiados a atender as demandas de uma vida comunitária bastante dinâmica. Com visão espiritual e reverência, temos que cuidar das pessoas (funcionários), do patrimônio móvel (os bens materiais), do patrimônio imóvel (as instalações), cuidar dos custos (despesas ordinárias e extraordinárias, controle orçamentário), das finanças (gestão do dinheiro) e da contabilidade (balancetes, balanço). Uma Comunidade Cristã não é uma “empresa”, mas é uma Instituição Juridica, com responsabilidades fiscais perante o Estado. E, como cristãos, devemos dar o exemplo de não negligenciar ou sermos omissos às leis e aos nossos compromissos fiscais.

Dando Graças a Deus por todos esses desafios diários, finalizo com o texto de Mateus 23.11: “O maior entre vocês deverá ser servo”.

Arlete Frizzo


Veja mais Reflexão

Um serviço: Logo POW Internet

"Graça seja convosco, e paz, da parte de Deus nosso Pai, e do Senhor Jesus Cristo." 1CO 1:3

O sangue de Jesus Cristo, filho do Deus vivo, te purifica de todos os pecados.