Reflexão

Mistério do Corpo



Enquanto comiam, tomou Jesus um pão, e, abençoando-o, o partiu, e o deu aos discípulos, dizendo: Tomai, comei; isto é o meu corpo. (Mateus 26:26 ARA)

Dos vários mistérios que Jesus nos deixou, o do pão é um dos que me fascina mais intensamente. Note que a quantidade de simbolismos envolvidos é intrigante:


•O pão representa o corpo de Cristo, o texto diz isso. Embora somente Mateus use a expressão “comei” nos demais relatos está subentendido;
•O corpo de Cristo é a igreja;
•O pão é feito de trigo moído. Jesus usa o trigo e a seara como ilustração da colheita de almas;
•O pão precisa de calor para assar e a Biblia diz que nosso Deus é um fogo consumidor;
•Paulo afirma aos Corintios que ao comermos do corpo (pão) anunciamos a sua volta.
Acompanhe meu raciocínio: na linha que tracei acima, Jesus usa o pão como um poderoso símbolo de unidade entre nós, cristãos, entre eu e você. Ao dividirmos um pedação de pão no memorial da ceia, estamos tomando uma das mais fortes alegorias possíveis. Moído pelo pecados de mutios, agora somos Jesus de Nazaré nos faz um. Isso é simplesmente maravilhoso.

Vivemos dias em que todo mundo quer ter razão, ninguém mais quer ser moído como Jesus foi. Eu tenho clara convicção de que Jesus tinha idéias diferentes e gostaria de algumas coisas de outra forma, mas se submetia ao desígnio do Pai. A oração no Getsemani é um exemplo disso. Mas mesmo assim, como diz a carta aos Filipenses, não tomou o fato de ser igual a Deus como algo para se prender e foi submisso até a morte, e morte de cruz.

Meu querido leitor, vou resumir o melhor que posso: ser um comigo não é fácil, mas estou disposto a me deixar moer um pouco mais. Te convido a se juntar a mim e fazer um esforço sobrenatural (literalmente) para ser mais do que sou, ao mesmo tempo que me torno ninguém pelos padrões humanos. Mais servo, menos EU.

“Pai, obrigado pelo que o pão representa para nós, igreja, e por aquilo que podemos aprender com a unidade daqueles grãos de trigo. Ensina-me a ser assim, unido, fortalecendo Teu corpo.”

Mário Fernandez


ICHTUS.com.br é organizado e publicado por Vinicios Torres e Mário Fernandez e tem o propósito de servir à edificação do Povo de Deus. Enfatiza a fidelidade aos princípios da Palavra de Deus e o compromisso de capacitar-se pelo poder do Espírito Santo a fazer diferença na comunidade onde vive. ICHTUS não tem vinculação denominacional.
Veja mais Reflexão

Um serviço: Logo POW Internet

"Graça seja convosco, e paz, da parte de Deus nosso Pai, e do Senhor Jesus Cristo." 1CO 1:3

O sangue de Jesus Cristo, filho do Deus vivo, te purifica de todos os pecados.