Reflexão

Novidade de Vida – Maturidade



Quanto a isso, temos muito que dizer, coisas difíceis de explicar, porque vocês se tornaram lentos para aprender. De fato, embora a esta altura já devessem ser mestres, vocês precisam de alguém que lhes ensine novamente os princípios elementares da palavra de Deus. Estão precisando de leite, e não de alimento sólido! (Hebreus 5:11,12)

Recentemente cometi um erro bem básico para alguém com a minha experiência. Ainda que não tenha sido algo pecaminoso ou escandalizante, foi um erro e deve ser dispensável dizer que me senti um verme. Me consolou saber que foi um descuido e não uma iniquidade, mas, ainda assim, foi um erro e me veio à mente a frase alguém como eu não pode mais cometer erros assim. Quando li esse texto a cena me veio imediatamente à mente.

Precisamos nos tornar mestres em algum momento. Para alguns pode ser coisa de meses e para outros podem ser anos, mas todos precisamos amadurecer e maturidade leva tempo, exige esforço, exige foco e exige, principalmente, uma decisão firme da nossa parte em abrir mão do que queremos ou sabemos. Sem isso não recebemos de Deus o suficiente para amadurecer.

Muitas vezes as pessoas associam maturidade com idade cronológica, mas eu estou convicto de que isso é impreciso. Conheço cristãos com poucos anos de vida com Deus que não tem um conhecimento teórico de mestre, mas vivem uma vida exemplar e que reflete a glória de Deus de uma forma absolutamente brilhosa. Por outro lado, outros infelizmente já caminharam ocupando cargos por mais anos do que eu tenho de vida e continuam imaturos. A pergunta chave é: o que é um cristão maduro?

Para mim, muito mais do que alguém que domina o assunto, um homem (ou mulher) maduro é alguém que reúne algumas características. Sabe o que quer, cumpre suas responsabilidades, persevera, toma decisões, sustenta suas decisões… Não podemos exigir que todos sejam líderes em grande escala ou estilo, mas podemos esperar que todos tenham crescimento e amadurecimento suficientes para cumprir seus respectivos papéis no Reino.

Ouvi uma história recente que me impactou. Um homem morreu e quando chegou na portaria do céu foi recebido por um distinto cavalheiro que lhe perguntou : você conhece Jesus?, ao que respondeu: eu não, nunca o vi. O cavalheiro então lhe disse: muito bem, então siga por aquela porta. Minutos depois chega outro homem e o cavalheiro lhe faz a mesma pergunta: você conhece Jesus?, ao que este respondeu: mas é claro, eu sei tudo sobre Ele, dei aula sobre Ele, sei o que quiser saber Dele. O cavalheiro então lhe disse: muito bem, então siga por aquela porta. Minutos depois chega outro homem e o cavalheiro lhe faz a mesma pergunta: você conhece Jesus?. Este homem, chorando, se ajoelhou e sussurrou : sim Senhor, eu Te conheço. Louvado seja o Teu nome.

Escolha qual dos personagens lhe soa como sendo o mais maduro. Eu já fiz a minha escolha.

Senhor, eu quero amadurecer na Tua Presença e na intimidade contigo, muito mais do que simplesmente no conhecimento de Ti. Me ajuda para que eu possa crescer.

Mário Fernandez


ICHTUS – Uma Parceria Diária com Deus
Edificando o Povo de Deus pela Internet

Veja mais Reflexão

Um serviço: Logo POW Internet

"Graça seja convosco, e paz, da parte de Deus nosso Pai, e do Senhor Jesus Cristo." 1CO 1:3

O sangue de Jesus Cristo, filho do Deus vivo, te purifica de todos os pecados.