Reflexão

Novidade de Vide – Cordeiro e Leão



Depois ouvi todas as criaturas existentes no céu, na terra, debaixo da terra e no mar, e tudo o que neles há, que diziam: ‘Àquele que está assentado no trono e ao Cordeiro sejam o louvor, a honra, a glória e o poder, para todo o sempre! ‘” (Apocalipse 5:13-14)

No versículo 5 deste mesmo capítulo Jesus é chamado de Leão da Tribo de Judá. Ali ele recebe a prerrogativa de abrir os selos. Neste verso 13 Ele é chamado de Cordeiro e recebe adoração. Cada figura tem seu simbolismo, seu significado, suas características, e quero meditar no fato de que o mesmo Jesus teve diferentes papéis e a nós cabe adorá-lo.

Uma vida de Cordeiro levou-o a um Reino onde Ele é o Leão, por mais que na Sua vida terrena Ele tenha feito muita coisa digna de um leão. Mas nasceu humildemente, viveu de maneira simples, seu ministério foi na maior simplicidade, morreu como ovelha muda cumprindo a profecia. Por que será que nós humanos, que deveríamos ser seus imitadores, vivemos de forma tão complicada?

A vida de um Cordeiro não é exatamente fácil. Ouve ordens, segue direções, tem limites, não tem voz ativa – tudo se resume a esperar o momento oportuno para cumprir seu papel. E a vida de um imitador, o que é?

Uma pessoa que anda em novidade de vida precisa focar em ser o que foi chamado por Deus para ser. Se Jesus tivesse invertido os papéis e decidisse viver como Leão não teria morrido naquela cruz e a estas horas a festa estaria sendo no inferno, mas aleluia, não foi o que Ele fez! Meu querido, nós temos um papel a cumprir na nossa vida e não é apenas uma profissão, uma família, uma congregação, um ministério. Tudo isso são coisas importantes, lícitas e necessárias. Mas não são a nossa vida, apenas fazem parte dela. Não incentivo ninguém a largar tudo que está fazendo simplesmente para ficar só adorando e pregando a Palavra de Deus, só deve fazer isso se o próprio Deus mandá-lo e isso será uma questão pessoal, não serei eu a opinar. MAS tenhamos cuidado com nosso foco. Os dias passam rapidamente e quando nos apercebemos já ficamos velhos, cansados e desorientados.

O maior sinal que podemos dar de uma vida renovada é demonstrar em nosso caráter os traços do caráter de Cristo – caráter de Cordeiro. Quer herdar uma vida de Leão? Pois invista em viver como Cordeiro. É outro daqueles mistérios do Reino de Deus que parecem invertidos – perder a vida para ganhar, o último será primeiro, dar para receber, crer primeiro para ver depois.

Se tivermos oportunidade de escolher, devemos decidir por moldar nosso caráter e produzir frutos por que é disso que se trata. Não seremos adorados por aqueles seres viventes citados em Apocalipse – aliás, leia de novo o verso 13 e verá que estamos no meio deles adorando pois ali estão todas as criaturas, o que penso que nos inclui. Mas podemos desfrutar de Sua Eterna Presença e prestar essa adoração interminável, pois ELE é merecedor dela e de muito mais. Sou grato a Deus por me permitir viver dia após dia, por acordar ao lado da minha esposa quando não estou viajando, de poder ter dois filhos, de ter amigos. Serei eu grato apenas do que quero ser; ou devo eu ser grato por tudo que Ele me deu? Vida que reflete o caráter de Cristo é vida de Cordeiro. Que assim seja.

Senhor, não me permita desviar do Teu foco para minha vida com coisas deste mundo. Eu quero aprender a viver como o Senhor deseja, pois meu ego não deseja uma vida de cordeiro.

Mário Fernandez


ICHTUS – Uma Parceria Diária com Deus
Edificando o Povo de Deus pela Internet


Veja mais Reflexão

Um serviço: Logo POW Internet

"Graça seja convosco, e paz, da parte de Deus nosso Pai, e do Senhor Jesus Cristo." 1CO 1:3

O sangue de Jesus Cristo, filho do Deus vivo, te purifica de todos os pecados.