Reflexão

A Fé Começa Em Casa – O Líder Que Cuida



“Além do mais, ninguém jamais odiou o seu próprio corpo, antes o alimenta e dele cuida, como também Cristo faz com a igreja.” (Efésios 5:29)

O marido como líder é aquele que alimenta e cuida. Neste texto o apóstolo compara Cristo com o Marido e a Igreja com a Esposa. Neste sentido, da mesma forma que a igreja necessita de Cristo, pois a Ele recorremos sempre que precisamos, e Ele nos cuida e provê as nossas necessidades, assim também o é em relação ao esposo e esposa.

O sentido de alimentar aqui neste texto traz o significado de “suprir as necessidades físicas e materiais dela”. O marido deve observar as necessidades de alimentação, vestimenta e estado físico da sua esposa e dos seus filhos.

Não raro, os maridos desejam que suas esposas não gastem muito, e sequer verificam se estas possuem necessidades tão básicas como suas roupas íntimas, mas a querem cheirosa e atraente nos momentos a sós. Desejam-na bem arrumada com um belo vestido, mas não lhe dão algo para vestir que acham bonito nela. Conheço um pastor amigo meu que costuma dizer que “mulher amada é mulher cara”.

Soube estes dias de um ocorrido em determinada família que mostrou-me o grau de descuido de alguns homens para com os seus. Certo esposo perguntou à esposa o que havia para o almoço, no que ela respondeu que era macarronada. Ele simplesmente saiu e foi almoçar numa churrascaria, enquanto ela e os filhos ficaram em casa.

Além disto, o marido deve cuidar dos seus. Este cuidar tem o sentido equivalente à ilustração da mãe que cuida do seu bebê com toda a afeição, ou da galinha que acolhe seus pintinhos embaixo das asas para que nada lhes aconteça.

Portanto, este cuidar não se restringe a suprir as necessidades materiais dela e da casa, mas em promover a saúde emocional e espiritual.

Um esposo equilibrado irá influenciar positivamente toda sua família e exercerá uma boa liderança. Já aquele desequilibrado em suas atitudes irá semear a insegurança e a desconfiança.

É preciso estar atento ao equilíbrio emocional dela. É certo que isto se altera a cada período do mês, mas considere que as alterações hormonais também a atingem, e que muitas vezes ela estará apenas desejosa de um ombro para recostar-se.

Todos nós temos inseguranças que podem ter surgido em nossa vida desde o nascimento, ou então terem sido aprendidas ao longo da vida pelas experiências ruins que experimentamos. Cada pessoa é única e reagirá de forma diferente aos acontecimentos da sua vida.

Algumas esposas podem ter desenvolvido uma insegurança. Por exemplo, se ela experimentou um abandono emocional em certa fase da vida, poderá estar insegura quanto à continuidade do relacionamento com você, e alguma atitude sua pode dar a impressão de que não deseja a continuidade do relacionamento, desestabilizando a harmonia conjugal.

Proteja-a diariamente, observe o que ela necessita e lhe dê o apoio necessário, conforte-a quando está deprimida, saia junto com ela para passear e terem um momentos de lazer a dois.

Sobretudo esteja atento aos ataques malignos sobre a vida dela e defenda-a espiritualmente. Ore todos os dias com ela exercendo sua autoridade espiritual sobre o lar, colocando cada necessidade e cada fonte de ansiedade e stress diante de Deus.

A lista de características ideais de caráter para o homem de Deus está descrita em 1 Timóteo 3:2-7 e Tito 1:6-8. Compreende ser:

Irrepreensível
Marido de uma só mulher
Temperante
Sóbrio
Modesto
Hospitaleiro
Apto a ensinar
Não dado ao vinho
Não violento
Cordato
Inimigo de contendas
Não avarento
Não neófito
Governar bem sua casa
Bom testemunho dos de fora
Não arrogante
Não irascível
Amigo do bem
Justo
Piedoso
Domínio de si

Devo concordar que a lista é extensa e que mesmo sendo ideal, muitos de nós como maridos estamos bem distantes disto, mas considerando esta Palavra como uma direção a seguir, um norte, vamos convidar o Senhor Jesus para nos ajudar e vamos iniciar a jornada para o nosso aperfeiçoamento conjugal e pessoal.

PARA EXERCITAR COM SEU CÔNJUGE

Tenho cuidado e alimentado minha esposa conforme a Palavra?
O que posso fazer para melhorar minha liderança como esposo?

“Pai celestial, perdoe-me por todas as vezes que esqueci-me de cuidar e alimentar a ajudadora que me concedeu. Que a partir de agora teu Espírito Santo me oriente em como agir a cada dia para atingir Teu padrão de liderança e de homem de Deus. Amém!”

Luis Antonio Luize

ICHTUS
Ajudando Você a Crescer

 


Veja mais Reflexão

Um serviço: Logo POW Internet

"Graça seja convosco, e paz, da parte de Deus nosso Pai, e do Senhor Jesus Cristo." 1CO 1:3

O sangue de Jesus Cristo, filho do Deus vivo, te purifica de todos os pecados.