Reflexão

Orando Como Convém – Provas



Pois eu lhes digo a verdade: Muitos profetas e justos desejaram ver o que vocês estão vendo, mas não viram, e ouvir o que vocês estão ouvindo, mas não ouviram. (Mateus 13:17)

Nos dias em que vivemos, o grupo dos que professam crer em Deus está marcantemente dividido em dois sub-grupos - os que valorizam os sinais e os que não valorizam. Exageros à parte, e considerando apenas este critério, pois poderiamos classificar o povo de várias formas por vários métodos, quero meditar sobre isso.

Dentre os que não valorizam sinais há os extremos que não creem em mais nada que não faça sentido lógico. Não quero julgar, mas no meu entendimento isso é sair do foco. Jesus fez tanta coisa, eu tenho visto tanta coisa. O maior milagre é a conversão, de longe e sem dúvida. Com ele vem curas, vem vícios sendo abandonados e tantas outras libertações (mágoas, arrogância, manias, intolerâncias). Só isso já se encaixa no versículo acima - muitos quiseram ver isso e não viram. Valorizemos o que Deus faz, meu irmão, valorizemos.

Dentre os que valorizam sinais há também os extremos que acham que se a terra não tremer e não "cair fogo do céu" algo está errado. Não quero julgar, mas penso eu que isso também é sair do foco. Fé tem a ver com não ver, embora muitas vezes o milagre seja invisível de fato e vejamos somente o reflexo. Mas é tão bom testemunhar uma cura, um evento forte de perdão, um mover de Deus é algo tão gostoso...

Isso afeta nosso orar pois afeta nosso relacionamento com Deus. Eu tenho orado para ser instrumento da misericórida de Deus pelos perdidos, pelos cativos, pelos sofridos, pelos que perambulam pelo deserto. A Bíblia diz que Deus os ama e Sua misericórdia não tem fim, então me soa imaturidade pedir "tenha misericórdia deles" pois quem tem que agir sou eu. Se eu orar para ser usado e ousado para perceber as oportunidades que certamente tenho, se eu me dispuser a participar e não ficar só assistindo... A coisa muda, os sinais aparecem, veremos e ouviremos, sem exageros e de modo equilibrado.

"Senhor, obrigado por me ensinar a orar como convém, pois meu desejo é Te agradar e Te honrar. Ajuda-me agora a valorizar equilibradamente o que ver e ouvir para Te servir melhor."

Mário Fernandez


ICHTUS, vem do grego ixtus, que significa peixe. Era o símbolo dos cristãos primitivos perseguidos pelo poder romano.

Veja mais Reflexão

Um serviço: Logo POW Internet

"Graça seja convosco, e paz, da parte de Deus nosso Pai, e do Senhor Jesus Cristo." 1CO 1:3

O sangue de Jesus Cristo, filho do Deus vivo, te purifica de todos os pecados.