Reflexão

A Fé Começa Em Casa – Prioridades Na Liderança



“Busquem, pois, em primeiro lugar o Reino de Deus e a sua justiça, e todas essas coisas serão acrescentadas a vocês.” (Mateus 6:33)

Se há um assunto no qual os homens, como líderes, têm errado com frequência, é o das prioridades.

O bom líder colocará na ordem correta as suas prioridades, de forma a realizar o que a ele foi confiado. Nada diferente do líder cristão, no caso o esposo e pai.

Muitos homens confundem sua prioridade principal com trazer o sustento para casa, pensando que Deus os amaldiçoou com o trabalho. Porém, tudo parece indicar que o homem já trabalhava antes da queda no Jardim do Éden, só que não se cansava. Lá no jardim ele também dava atenção à sua esposa e a Deus.

Sempre que Telma e eu aconselhamos casais, a esposa reclama que seu marido trabalha muito e dá pouca atenção em casa. Isto demonstra a necessidade de que a liderança masculina deve alinhar suas prioridades com a vontade de Deus para o casamento.

Como trabalho em uma empresa além de ministrar na igreja, certa ocasião em que me debatia com as atividades empresariais versus atividades familiares e ministeriais, ou seja, a correta priorização, recebi diretamente da parte do Espírito Santo o versículo acima, deixando claro que deveria buscar a Ele primeiramente.

Nosso Senhor me afirmou que ao dedicar tempo a Ele, as demais coisas ocorreriam na minha vida. Passei então a aprender sobre como priorizar, o que exige um exercício diário, pois se descuidarmos cairemos em algum ponto destes.

A primeira prioridade deve ser portanto, nosso relacionamento com Deus. Se não houver relacionamento com Deus, tudo o mais não fará muito sentido e pode não correr da maneira como imaginamos. Tanto é que Jesus, ao nos ensinar a orar, disse “dá-nos o pão nosso de cada dia”, significando que nosso ganho deve ser submetido a Deus diariamente para que Ele nos ajude.

Quando Ele nos ajuda nisto, as demais coisas serão arrumadas, ou seja, teremos todas as prioridades ajustadas na sua ordem correta, pois Ele nos ajudará também nisto.

Dedicaremos tempo às nossas esposas, aos nossos filhos, às relações de trabalho, ao ministério e às demais pessoas do nosso relacionamento.

Por outro lado, sempre que esta ordem se inverter por uma ou outra razão, acumularemos o stress de não termos atendido alguma prioridade diária, o que vai nos trazer um aumento do deficit de atenção às pessoas.

Para ajudar-nos em como agir, podemos usar a lista do antes:

Pessoas antes de coisas;
O lar antes da carreira profissional;
A esposa antes dos filhos;
Os filhos antes dos amigos;
A esposa antes de si mesmo, e
Coisas espirituais antes das coisas materiais.

Os maridos pensam que saciar as necessidades materiais da sua família é uma demonstração de amor e boa liderança. Acabam ficando surpresos quando percebem que não é assim. Algumas vezes tarde demais.

Se você está vivendo esta situação, pare imediatamente e priorize sua vida antes que seja tarde e você perca o que mais estima na vida.

Caso não paremos este círculo vicioso, o resultado será desastroso, pois alguns relacionamentos podem se deteriorar ou mesmo, em casos extremos, se romperem.

Lembre-se, Jesus quer te auxiliar na liderança. Portanto, submeta todas as suas necessidades, problemas, ansiedades, esperanças e planos a Ele. Você vai se surpreender como sua vida ficará melhor.

PARA EXERCITAR COM SEU CÔNJUGE

Tenho minha vida priorizada conforme a Palavra?
O que posso fazer para colocar minha vida na ordem correta?

“Pai celestial, perdoe-me por ter andado de forma a não dar a devida atenção aos que amo, priorizando-os em detrimento de outras coisas. Peço que me ajude a priorizar minha vida conforme Tua Palavra. Amém!”

Luis Antonio Luize

ICHTUS
Ajudando Você a Crescer

 


Veja mais Reflexão

Um serviço: Logo POW Internet

"Graça seja convosco, e paz, da parte de Deus nosso Pai, e do Senhor Jesus Cristo." 1CO 1:3

O sangue de Jesus Cristo, filho do Deus vivo, te purifica de todos os pecados.