Reflexão

Protegendo a Infância – Ânimo



Pais, não irritem seus filhos, para que eles não se desanimem. (Colossenses 3:21, NVI)

Muitos podem achar que este versículo seja de pouca espiritualidade. Mas na perspectiva do Reino de Deus, temos de olhar para ele com olhos muito criteriosos. Quero me ater especialmente ao aspecto final, pois se nossos filhos desanimarem corremos o risco de perdê-los.

Uma das formas mais importantes de proteger a infância é manter os infantes animados. O desânimo precede a depressão, a desistência e em muitos casos a perdição. Alguns meses atrás o filho de um pregador bastante conhecido se suicidou aos 27 anos de idade, numa crise depressiva. O rapaz tinha problemas mentais, de ordem neurológica, e acabou dando fim a sua vida. Meu ponto é que, mesmo com todos os cuidados, algumas coisas podem acontecer fora do nosso desejo ou foco. Temos de tomar todos os cuidados e proteger nossas crianças.

A alegria de uma família não pode se basear na abundância de bens ou de dinheiro, nem na fartura de qualquer tipo de que possa haver numa casa. Os pais precisam proteger o ânimo de seus filhos para proteger sua infancia. Os abusos derivados da curiosidade são danosos – e até mesmo com vícios pouco populares como mentira, video-game, internet e coisas tais.

Um pai que não irrita seus filhos é um pai que os motiva, que os mantém animados e focados. É preciso incentivar, elogiar, animar, mostrar os acertos, propor melhorias – tudo coisas que temos dificuldade de fazer no nosso natural. Estamos como que viciados de que educar é apontar erros e discutir modos de punição. Precisamos pensar também como protetores e não apenas como educadores, pois os dois aspectos são igualmente importantes.

Senhor, ajuda-me a proteger os pequeninos animando-os para que desejem voluntariamente andar contigo quando crescerem. Não posso aceitar que os pequeninos que me confiaste desanimem.

Mário Fernandez


ICHTUS, vem do grego ixtus, que significa peixe. Era o símbolo dos cristãos primitivos perseguidos pelo poder romano.

Veja mais Reflexão

Um serviço: Logo POW Internet

"Graça seja convosco, e paz, da parte de Deus nosso Pai, e do Senhor Jesus Cristo." 1CO 1:3

O sangue de Jesus Cristo, filho do Deus vivo, te purifica de todos os pecados.