Reflexão

Protegendo a Infância – Intimidade



E, porque vocês são filhos, Deus enviou o Espírito de seu Filho aos seus corações, o qual clama: ‘Aba, Pai’. (Galatas 4:6)

Uma das coisas que mais me intriga na forma como Deus se relaciona conosco, entre tantas outras, é justamente o fato Dele nos dar liberdade para sermos íntimos. Não falo de perder o respeito ou de abusar, mas de termos liberdade e o direito de chamá-lo de ‘Aba’ que seria bem traduzido hoje como papai, paizinho, papi – um sentido carinhoso de pai. Isso, segundo o versículo acima, apenas pelo fato de sermos filhos e não escravos.

Se Deus trata assim conosco, por que ainda vemos pais terrenos exigindo de seus filhos um tratamento formal e quase militar-hierárquico? Será que isso é a única forma de respeito que podemos esperar? O que isso ensina sobre Deus para nossos filhos e herdeiros espirituais?

Se queremos proteger a infância dos pequenos, precisamos lhes mostrar que intimidade combina com respeito e é perfeitamente compatível com um relacionamento organizado. Nossos pequenos ficam desprotegidos ao pensar que a única forma de relacionamento é via formalismo. Por quê? Simples: por que é natural para o coração humano buscar intimidade, e se o pai não der (sinceramente) alguma meretriz ou traficante dará. Daí se explica a perda de alguns na adolescência e juventude.

Se queremos proteger nossos pequenos, temos de olhar para eles como seres completos, ainda que em formação. Tudo de um ser humano adulto está ali, mas em amadurecimento. Uma criança que desconhece a intimidade nunca será um adulto equilibrado, pois como ele poderá ver Deus como Pai, sem ver Deus nos seus pais?

Se queremos proteger a infância, é na infância que devemos semear a intimidade familiar que germinará na intimidade com Deus. Isso semeará saúde para a vida adulta. Isso semeará uma nova geração que tratará melhor ainda seus pequenos.

“Senhor, me ajuda e me ensina a ser intimo de Ti e semear isso na vida dos pequeninos a quem tenho acesso, sejam meus filhos ou não.”

Mário Fernandez


Queremos servir ao povo de Deus de língua portuguesa, oferecendo um serviço que possa Edificar o Povo de Deus na Internet.

Veja mais Reflexão

Um serviço: Logo POW Internet

"Graça seja convosco, e paz, da parte de Deus nosso Pai, e do Senhor Jesus Cristo." 1CO 1:3

O sangue de Jesus Cristo, filho do Deus vivo, te purifica de todos os pecados.