Reflexão

Seja um Barnabé



Quando pensamos nos grandes homens da Bíblia, além de Jesus é claro, imaginamos Paulo, Abraão, Moisés, Davi, João, Pedro, José, Noé, Jó e outros, mas dificilmente logo vem a nossa mente o nome de Barnabé, conhecido como José das Consolações.

Ele era um homem temente a Deus, natural de Chipre, conhecido pela sua generosidade e encorajamento At.4.36-37. Quando Saulo se converteu a Cristo (At 9.26-27), ele foi o primeiro a acolhê-lo, porque foi corajoso em reconhecer que Deus pode transformar vidas, pois Jesus transformou o grande perseguidor da Igreja em o maior missionário da fé cristã. Barnabé era alguém que acreditava nas transformações de Deus. Ele não era preconceituoso com os gentios (At 11.19-24), pelo contrário vai ao encontro deles com amor, sem julgamento para anunciar o verdadeiro evangelho.

Ele também é uma pessoa que dá chance para que o outro mude (At 13.13; 15.36-38). Paulo e João Marcos se afastaram, mas Barnabé queria levar João Marcos junto para uma nova viagem missionária, Paulo não concordou, mas Barnabé deu uma segunda oportunidade para João Marcos para que ele cumprisse com o chamado de Deus.

Destacaria essas qualidades de Barnabé que fazem falta em nosso meio: generosidade, desprendimento com as coisas, encorajador, corajoso, acolhedor, compassivo, temente. Creio que precisamos aprender com ele essas qualidades e também nos tornar conhecidos como aqueles que agem pelo coração.

Pr. Marcos Antonio da Silva

Veja mais Reflexão

Um serviço: Logo POW Internet

"Graça seja convosco, e paz, da parte de Deus nosso Pai, e do Senhor Jesus Cristo." 1CO 1:3

O sangue de Jesus Cristo, filho do Deus vivo, te purifica de todos os pecados.