Reflexão

Tal Pai, tal Filho



O título acima é um ditado bem popular que expressa uma realidade genética: herdamos dos nossos progenitores traços que nos tornam seus semelhantes. O jeito de falar, de andar, características físicas e até mesmo hábitos que assimilamos pela convivência estreita que temos com os nossos pais. Herdamos também qualidades e defeitos.

Há uma palavra bíblica em 1 Pe 1.16 que nos diz; "Sede santos, porque eu sou santo". Esta palavra nos lembra de um chamado que Deus tem para cada um de nós. Paulo nos ensina que por sermos filhos e filhas de Deus, somos seus herdeiros, portanto herdamos da parte do nosso Pai Celestial muitos traços e qualidades, somos a Imago Dei – Imagem e Semelhança de Deus.

Uma qualidade que recebemos de Deus é a santidade. Aqui o entendimento não é que sejamos "santos" no sentido de "perfeitos; sem pecados", mas de gente que é "separada" que procura refletir a imagem de Deus mesmo em meio às nossas fraquezas e vulnerabilidades. Assim, todos os que fazem parte da família de Deus, são "santos" ou melhor "separados" por Deus, porque Ele é santo e queremos honrá-lo em obediência e amor.

Quando nos entendemos como "separados por Deus", a maior busca de nossa vida é agradar ao Senhor. Desejamos que nossas atitudes, comportamentos, sentimentos expressem cada vez mais o caráter do nosso Pai Celestial. Essa santidade não é algo que cai pronta do céu e que se obtém por forças próprias, mas sim um processo contínuo de transformação do Espírito de Deus em nossa vida. Vamos entendendo que refletir a pessoa de Jesus Cristo, é o melhor que podemos ser como verdadeiramente humanos que somos. Viver na santidade de Deus não é necessariamente sair do mundo, mas estar no mundo e dar a ele o sabor que Cristo gera em nossa vida. Viver em santidade é procurar andar nos passos de Jesus e procurar ser igual a Jesus em todas as áreas da vida humana. É abraçar como Jesus abraçou, amar como Jesus amou, perdoar como Jesus perdoou, servir como Jesus serviu, chorar como Jesus chorou, compadecer-se como Jesus compadeceu, orar como Jesus orou….

Que nesta semana você pense: Estou vivendo em santidade como Jesus deseja? O que tem me impedido de refletir o amor de Deus às pessoas que me cercam?

Uma abençoada semana!
Pr. Marcos Antônio da Silva

Veja mais Reflexão

Um serviço: Logo POW Internet

"Graça seja convosco, e paz, da parte de Deus nosso Pai, e do Senhor Jesus Cristo." 1CO 1:3

O sangue de Jesus Cristo, filho do Deus vivo, te purifica de todos os pecados.