Reflexão

Tempo de Mudar 2



“Há tempo de ficar triste e tempo de se alegrar; tempo de chorar e tempo de dançar;” (Eclesiastes 3:4 NTLH)

Como eu disse na mensagem anterior – Tempo de Mudar – esta passagem do Pregador me traz um conforto quando olho para as fases da minha vida.

Por um lado, ela diz que a fase em que estou é temporária. Às vezes, podemos querer que as coisas não mudem, por estarem, do nosso ponto de vista, boas. Por outro lado, ela diz que a fase em que estou é temporária. Graças a Deus!!! Essa fase vai acabar. Aleluia! As coisas vão mudar.

A mesma afirmação pode provocar ansiedade ou esperança, dependendo apenas do momento em que ela é proferida.

A certeza de que a mudança vai acontecer muitas vezes é o que separa alguém do desespero e o tira da depressão profunda. O salmista afirma no Salmo 42, duas vezes: “Por que estás abatida, ó minha alma? Por que te perturbas dentro em mim? Espera em Deus, pois ainda o louvarei, a ele, meu auxílio e Deus meu.” (Salmo 42:5,11) Quando escreveu este salmo, certamente o salmista passava pelo “tempo de ficar triste”. Note que ele reclama com Deus, questiona, lamenta, expõe os seus sentimentos. Mas termina com essas palavras maravilhosas: “ainda louvaremos ao Senhor!” Aguente só mais um pouco, a fase está passando, um novo tempo se iniciará.

Temos que tomar cuidado para não estendermos nenhuma fase além do seu tempo determinado por Deus. Podemos fazer isso em qualquer circunstância, tanto positiva como negativa. É natural do ser humano acomodar-se às situações. Mesmo as situações de sofrimento podem ser mantidas pelo simples fato de que se tornaram controláveis e mudá-las exigirá adaptar-nos a uma nova realidade desconhecida.

O salmista nos diz que a chave é esperar em Deus e o Pregador afirma, depois de discorrer todo o seu discurso sobre as diversas fases da vida, que o resumo de tudo é: “Teme a Deus e guarda os seus mandamentos.” (Eclesiastes 12:13)

Confia no Senhor, Ele te guiará por todos os tempos que você deve viver, na sequência em que você deve vivê-los, pela duração necessária para cada um deles. Mantenha os olhos abertos e os ouvidos atentos pois, em cada uma dessas fases, o Senhor falará com você e lhe mostrará o Seu amor em ação.

Repetindo:

Usufrua a vida, alegre-se em cada momento dela, aproveite cada interação, construa amizades sinceras, ame cada pessoa, semeie abundantemente daquilo que você espera colher no futuro. Entregue cada preocupação ao Senhor em oração. Adore-o com suas palavras e ações.

Esteja sempre pronto para as mudanças sabendo que o Senhor prometeu estar com você todos os dias até o fim dos tempos (Mt 28:20b) e não te deixará jamais (Hb 13:5).

ICHTUS
Ajudando Você a Crescer

 


Veja mais Reflexão

Um serviço: Logo POW Internet

"Graça seja convosco, e paz, da parte de Deus nosso Pai, e do Senhor Jesus Cristo." 1CO 1:3

O sangue de Jesus Cristo, filho do Deus vivo, te purifica de todos os pecados.