ACIAP participou de encontro empresarial com argentinos
10-04-2006 20:24

A Federação das Associações Comerciais do Paraná - FACIAP, trouxe ao Paraná um grupo de empresários argentinos das províncias de Rosário e Rafaela, como promoção de negócios entre os dois países, por meio do projeto Instituto Paranaense de Promoção à Exportação, o IPPEX, lançado no dia 16 de março, no Museu Oscar Niemeyer, em Curitiba. Dias antes do evento, o presidente da ACIAP, Júlio César Canestraro, acompanhado do prefeito Leopoldo Meyer e do secretário da Indústria, Comércio e Turismo, Auro de Paula, almoçaram com os empresários para discutir o início de um canal comercial entre os países. Dos 22 argentinos, muitos são da área de metalurgia, e ficaram interessados no parque tecnológico deste setor na cidade. Para o presidente da ACIAP, Júlio Canestraro, as indústrias do município são referências internacionais, representadas na classificação da região como a 15ª exportadora do país. "O governo federal coloca São José dos Pinhais como o 15º município exportador, então vivemos um momento histórico para formar um bloco econômico forte entre a nossa cidade e a Argentina", disse Canestraro.
De acordo com o intendente (prefeito) de Rosário, Miguel Lifschitz, após anos de crise econômica a Argentina está se fortalecendo. "O país voltou a crescer e precisamos de parceiros como São José dos Pinhais, uma das principais cidades do Paraná", falou Miguel. Segundo o prefeito Leopoldo Meyer, a classe empresarial são-joseense ficou muito satisfeita com a visita dos industriais argentinos à cidade. "O município vive uma ampliação na sua industrialização, e este encontro deve gerar negócios entre as regiões", disse o prefeito.
Além do intendente de Rosário, Miguel Lifschitz, vieram à cidade o secretário de Produção de Rosário, Oscar Madoery, o diretor de Relações Internacionais, Sergio Barrios, o cônsul do Brasil na província, Ricardo Diab, o presidente da Associação Empresarial de Rosário, Elias Soso, e o secretário da Associação dos Industriais Metalúrgicos, Omar Berrocal. Também estiveram presentes, da região de Santa Fé, Carlos Guarrera, da Província de Rafaela, o intendente Omar Perotti, da Federação Gremial do Comércio e Indústria, Roberto Paladini, e Walter Andreozzi, do Programa FIPRE, e o presidente da Federação das Associações Comerciais do Paraná - Faciap, Jéferson Nogarolli.

Foto: Empresários argentinos conheceram o Centro de Negócios do Aeroporto Internacional Afonso Pena.


Publicado: Assessoria de Imprensa da ACIAP