Associação Comercial do PR lança site para assinatura de contratos digitais
20-05-2014 17:52

A Associação Comercial do Paraná lançou oficialmente a Câmara de Contratos ACP, desenvolvido em parceria com a empresa curitibana Soulegal Armazenamento Digital. A ideia consiste na assinatura digital de contratos e armazenamento dos mesmos em nuvem.

A Câmara de Contratos da ACP vale para todo o Brasil, já que é amparado por lei federal, para associados ou não, e todos os contratos assinados digitalmente são válidos nacionalmente por lei. A digitalização e armazenamento em meio eletrônico estão regulamentados pela Lei 12.682/2012.

“É um fato, todos utilizam e guardam muita coisa na web. Os contratos assinados via ACP ficam armazenados, de forma segura, em três locais diferentes e distantes um do outro, garantindo a segurança, mesmo que aconteça um evento em determinado local, o documento está seguro em outro. É só uma questão de tempo para que a mudança do papel para a web seja completa. Garanto que daqui a uns 10 anos não exista nada que não esteja ‘em nuvem’ ”, avalia Gilmar Pertile, Diretor de Desenvolvimento do grupo SAGE.

“O preço por upload por contrato, até 500 Kb, será de R$9,90, com armazenamento durante um ano, já validado”, esclarece Marcelo Piragibe, diretor do Sou Legal, empresa paranaense que criou o projeto.

O novo produto concorre com similares estrangeiros, mas é inédito no Brasil. Para utilizar a Câmara de Contratos ACP é preciso ter uma assinatura digital, que pode ser a chave ICP-Brasil, ou o Certificado Eletrônico Notarial que pode ser registrado em qualquer tabelionato conveniado.




Publicado: Assessoria de Imprensa da ACIAP