Protocolo de Certificado de Origem e consulta SCPC chegam ao Centro Empresarial da Aciap no Aeroporto Internacional Afonso Pena
13-05-2015 12:11

Além da mostra de produtos e serviços das empresas de São José dos Pinhais e região no Aeroporto Internacional Afonso Pena, o Centro Empresarial da Associação Comercial passou a oferecer serviços da entidade voltados ao Comércio Exterior e consulta SCPC.

Muitas empresas e profissionais da área internacional se utilizam da certificação da Aciap para registro de envios de cargas aos cinco continentes. O protocolo para este tipo de operação dos importadores, exportadores e despachantes aduaneiros poderá ser feito diretamente no Centro Empresarial.

“A Aciap continuará a dar todo o apoio na logística internacional com relação a certificação. Alguns procedimentos protocolares, como retirada de documentos na sede da entidade, poderão ser feitos no Centro Empresarial, pois muitos despachantes passam pelo aeroporto regularmente”, conta o gerente da Aciap, Luiz Cesar Schlipake. De acordo com a Infraero, no período de setembro de 2013 a agosto de 2014, o terminal de logística do Aeroporto Afonso Pena movimentou 36,7 mil toneladas de cargas exportadas e importadas.

Consulta e aviso de perda e roubo de documentos

Caso os passageiros, funcionários e profissionais que circulam pelo aeroporto precisarem informar perda ou roubo de documentos, o comunicado poderá ser registrado no Centro Empresarial. As consultas no Serviço Central de Proteção ao Crédito (SCPC) sobre o cadastro Pessoa Jurídica e Pessoa Física também serão informadas no guichê da Aciap. A facilidade inclui as declarações tipo nada consta. A análise desta consulta auxilia na liberação do crédito antes de efetivar a venda, diminuindo os riscos de inadimplência no estabelecimento. Outra vantagem para as empresas é que o devedor fica com acesso restrito ao crédito até que a dívida seja quitada. O SCPC é composto de mais de 350 milhões de dados de todo o País.



Publicado: Assessoria de Imprensa da ACIAP