Maria Angélica é primeira cidadã São-Joseense a receber o título de Vulto Emérito
21-03-2006 14:26

A Câmara Municipal de São José dos Pinhais foi palco, no último sábado (18), de um dos eventos mais emocionantes realizados por aquela Casa de Leis. Na ocasião mais de 70 filhos e netos de imigrantes foram homenageados, juntamente com a historiadora são-joseense, Maria Angélica Marochi.
A solenidade, que contou com a presença de mais de 300 pessoas, lotando as dependências do Poder Legislativo, foi realizada para fazer a entrega do Título de Vulto Emérito de São José dos Pinhais à historiadora, concedido pelo presidente vereador Assis Manoel Pereira e vereador Carlos Machado, através da Lei nº 839 de 03/03/2006.
Na oportunidade foi feito ainda o lançamento do livro IMIGRANTES – Os europeus em São José dos Pinhais (período 1870 a 1950), de autoria da homenageada, razão pela qual o legislativo também homenageou todos aqueles que participaram das pesquisas históricas realizadas por Maria Angélica. O evento se revestiu de tamanha importância, que autoridades e familiares dos homenageados compareceram para prestigiar o acontecimento, transformando a data num marco histórico para o município, principalmente pelo conteúdo dos discursos proferidos pelas autoridades, como dos proponentes da homenagem, do prefeito municipal, Leopoldo Meyer, da secretária da Cultura, Lucimar Zanon e pela própria homenageada. Além de reunir mais de 70 representantes das famílias que colonizaram São José dos Pinhais, de diversas etnias, o evento oportunizou ainda a confraternização entre eles e ouvir um dos melhores corais de nossa cidade, o Coral Melodia. Estiveram presentes os vereadores Marcos da Vidofer, Jairo Melo e Lucia Stoco.
Para os oradores, Maria Angélica é mais que merecedora da homenagem, tanto por seu lado profissional, como pela realização de seu trabalho como historiadora. Além das publicações dos livros Câmara Municipal de São José dos Pinhais – 150 anos – 1853-2003, Unidade Pólo – 30 anos de amor à educação – 1974-2004, Família de Guilherme Scroccaro e Maria Pellanda – um passado, um presente, uma história, o último publicado, “IMIGRANTES - – Os europeus em São José dos Pinhais (período 1870 a 1950)”, reconstrói a história de São José dos Pinhais, através dos depoimentos dos colonizadores deste município.




O LIVRO

“IMIGRANTES- Os europeus em São José dos Pinhais ( período 1870 a 1950)” – é um livro que procura analisar o dia-a-dia dos imigrantes, como também de seus filhos e netos, em um momento da história coberto de lutas rumo a construção do presente. Todos procedentes de diferentes paises europeus, os imigrantes vieram durante a primeira metade dos anos novecentos, sendo responsáveis pelas principais transformações da vida econômica, social e cultural do Município.
A pesquisa do livro durou cinco (5) anos e serviram como fontes de pesquisa diferentes documentos escritos arquivados pelo Governo do Estado e Prefeitura Municipal de São José dos Pinhais, além de entrevistas gravadas com 103 filhos e netos de imigrantes ou outras pessoas que conheceram a história do passado da comunidade em que vivem. A historiadora procurou ouvir pessoas das mais diferentes localidades do espaço urbano e rural. Homens e mulheres que atuaram, ou atuam, em atividades ligadas a agricultura, indústria, comércio e outros.
Fizeram parte dessas entrevistas as seguintes pessoas:Adélia Setim Bortolotti, Alaíde Darci dos Santos Chiuratto, Alberto Villar Cortiani,Alcídio Ferreira Claudino, Alfredo Ulson, Alice da Cruz Santos, Amália de Oliveira Djazi, Amália Pissaia Dal`Negro, Angelina Moro Carvalho, Anna Ivankio Kreoniz, Anna Maria da Rocha, Anna Maria Negozeki Suckla, Antonio Marochi, Appolonia Burakoski Maczuga, Avany Saniolo Zagonel, Benjamim de Assis Alves, Carlos Perbiche, Carlota Ellemberger Ianke, Catarina Igeski Jarecki, Cecília Pinto da Rocha Bortollotti,Donato Dal`Negro, Elidia Schueda Zem, Elvira Vaccari Setim,Emilio Idiar Pilato,Emma Prendin Valoski,Ermínia Vallenga Juliato,Ernani Zetola,Ernesto Koerbel Filho,Estephania Maria Grüter,Francisca Pereira Moleta,Frida Ellemberger Pereira,Glaci Escolaro Juliatto,Graciosa Chiuratto Tambosi,Gustavo Dunkel,Helena Persicotti Scherner,Hortência Chiuratto da Luz,Ida Socollotti Gasparello,Iolanda Maria Alberti Dorabiallo,Irene Nickel Ferreira,Izaura Wainsky Kratz,Joanna Walaski Bugno,João Skakui, João Rocco, João Trevizan,José Schulis, Josefina Chimanski Incote,Leonardo Gribogi, Lya Vidal Graczyk, Lucy Paulina Koerbel, Lúcia Haluch Leviski, Luiz Haluch,Luiz Hugo ,Sebastião Percicotti,Madalena da Rocha Stoco,Manfret Leopoldo Roesler, Maria Bot Setim,Maria Carmela Fontana Zeni,Maria Davina Mühlstedt Cruz,Maria de Lourdes Pereira Setim,Maria do Carmo Dissenha Koerbel,Maria Holovacz,Maurício Zen,Nicolau Krama,Olinda Foggiatto Vidolim,Otilde Pereira Ramos,Palmira Chiuratto Warich,Paulo Incote,Paulo Juliatto,Paulo Scherner Filho,Paulo Stankevecz,Pedro Kreoniz,Rosa Maria Negoseki Greboge,Rosalia Grebosi Ryndak,Teresa Drohomereski Incote,Terezinha Jarek Senco,Thereza Marochi Franchetto,Tiburcia de Bastos Singer,Tomaz Studzinski,Valdomiro Moro Senco,Wanda Gapski e Zélia Nogueira dos Santos. As famílias dos entrevistados que já faleceram também receberam homenagem. São eles: Afonso Bin, Anna Bugno Daldin,Antenor Franchetto,Celso Ricardo Kratz,Clemente Bortoloti,Cristina Chapieski Sary,Demétrio Nogas,Elidia Percicotti Fontana,Erothides Clara Follador Prendim, Estanislava Kobylanska Kosiak, Filomena Cozzetti Galante, Geni Soares Pereira,Geralda Jarack Bassa,Helena de Bastos Bertton,Iolanda Sguario Moro Milano, Julia Meiga Singer, Leony Nunes da Rocha Rios,Lujiz Carlos Bonin da Rocha,Maria de Lourdes Trevizan Scherner,Maria Elvira Setim Rocha,Maria Zaramela Ulson,Paulo Ellemberger,Roberto Blonkowski e Verônica Przydzimirski Ellenberger.
Ao final da solenidade, houve também no rol de entrada daquele órgão, a benção da imagem de São José pelo Diácono Mauro Alves da Rocha. A imagem foi doada ao legislativo pela Faculdade Metropolitana de Curitiba – Famec, em razão da comemoração do Dia do Padroeiro da cidade, no último domingo.

Jornalistas: Nara Moreira e Franciele Ulson


Publicado: Assessoria de Imprensa da Câmara Municipal de São José dos Pinhais