Lions Clube Presença Atuante em São José dos Pinhais
30-08-2009 17:01

LIONS CLUBE SÃO JOSÉ DOS PINHAIS CENTRO

Fundado em 16 de Outubro de 1975 com 27 associados

Realizações

Associação Comercial

• O primeiro projeto foi uma ação das lideranças, para reabrir em São José dos Pinhais, a Associação Comercial, Industrial, Agrícola e de Prestação de Serviços, que estava paralisada desde o final dos anos sessenta. Para a tarefa, o Clube delegou a função a uma Comissão presidida por Carlos Avosani, que também era integrada por Diorgenes Ferreira de Paula, que assumiu a presidência da entidade. O processo iniciou-se no ano de 1977.

Banco do Brasil

• O segundo e maior projeto, foi o da vinda de uma Agencia do Banco do Brasil para São José dos Pinhais. O município possuía apenas um “posto avançado”. A comissão, presidida pelo CL Diorgenes de Paula e também integrada pelo empresário Laércio Santos Machado (Magius), foi a Brasília, de onde obteve diretamente do presidente da instituição, a promessa de instalação da Agencia, que se consolidou alguns meses depois. Também fazia parte da comitiva, o então vereador Nelson Maoski. O início do processo foi no ano de 1978.

Fundação do Lions Aeroporto

• Em 1977 o Lions Clube São José dos pinhais criou o Lins Clube São José dos Pinhais Aeroporto, com extraordinário sucesso. Este clube esteve em atividades até o ano de 2007 e na sua trajetória, foi responsável pelas seguintes obras:

Museu Atílio Rocco

• O Lions Aeroporto, já no seu segundo mandato, criava o Museu Municipal Atílio Rocco;

Praça Melvin Jones

• Em 1980 criava a Praça Melvin Jones – em homenagem ao fundador do leonismo - ambos por iniciativa dos associados Admar José Sá Côrtes, Adilson Matoso e Ernani Zétola.

Obelisco

• No início do ano 2000 o Lions Aeroporto instalou um obelisco na Avenida Rocha Pombo em São José dos Pinhais, como um marco histórico do clube.

Lions Clube de Curitiba Centro Politécnico

• Membros do Lions Clube São José dos Pinhais Centro, no ano de 1981, foram até a divisa com Curitiba e criaram o Lions Clube de Curitiba Centro Politécnico.

Acoa

• Em 1983, o Lions Clube de Curitiba Centro Politécnico, que até hoje já deu dois governadores de distrito, criou a ACOA - ASSOCIAÇÃO DE CRIANÇAS ÓRFÃS DA AIDS, de utilidade pública e que faz um trabalho maravilhoso em Curitiba.

Leo Clube

• Em 1982 o Lions Clube São José dos Pinhais Centro fundou o Leo Clube de São José dos Pinhais, que atuou até meados do ano 2000;

Construção da Casa Lar

• Em 1992 o Lions Clube São José dos Pinhais Centro criou a Associação Casa Lar de São José dos Pinhais, construindo uma obra com aproximadamente 300m2 toda em alvenaria, para servir de atendimento a crianças carentes em situação de risco pessoal e social, em pareceria com o Poder Judiciário. A Casa foi totalmente equipada e mobiliada pelo Lions Clube, inaugurada em 1997 pelo prefeito Luiz Carlos Setim e atende mais de 30 crianças em pareceria com a Prefeitura Municipal, que criou ali o “Abrigo de Passagem”. O Lions presta manutenção física no imóvel.

Campanha do Transito

* Por mais de quatro anos, o Lions Clube São José dos Pinhais Centro organizou a “Campanha Educação no Transito” (Prevenção de Acidentes e normas do trânsito), em parceria com a Prefeitura Municipal, Conselho de Segurança, Diretran, Detran, Guarda Municipal, Faculdades e empresariado.

Participação em Conselhos

• Anualmente, atendendo a chamados da municipalidade, o Lions Clube Centro indica representantes para atuar nos diversos Conselhos Sociais de organização da comunidade de São José dos Pinhais. Além do Conselho Municipal de Segurança Pública, o Clube também indicou representantes para o Conselho Municipal de Meio Ambiente, Criança e Adolescente e Assistência Social.


Representatividade

• O Lions Clube São José dos Pinhais Centro anualmente indica representantes para presidir Divisões do Distrito, Regiões e ainda em Comissões do gabinete do CL Governador. No ano 1997/1998 o associado do Clube, Alberto Nogueira exerceu a governadoria do Distrito LD-1, ocasião em que fundou três novos Clubes e aumentou em 188 o número de associados do Distrito naquele ano.

Novas lideranças

Em Março de 2007 o Lions Clube São José dos Pinhais Centro fundou o Lions Clube São José dos Pinhais Norte, com 29 novos associados, em substituição ao Lions Clube Rui Barbosa, que foi extinto. Por outro lado,o Lions Norte foi incorporado pelo Lions Centro em 2009.





Publicado: Lions Club - Centro