2ª Festa da Banana leva centenas de pessoas a Colônia Castelhanos
08-10-2013 13:26

Artesanato local, costela fogo de chão e feira com produtos alimentícios relacionados à banana foram os atrativos da festa.

Sabor, diversão e um pouco de aventura, estes foram os ingredientes da 2ª edição da Festa da Banana. Realizada pela Cooperativa dos Agricultores Familiares da Colônia Castelhanos (Coocastel) e com apoio da Prefeitura Municipal de São José dos Pinhais, a festa atraiu centenas de visitantes neste domingo (06).

Uma missa às 10 horas da manhã deu inicio as atividades na Colônia, em seguida foi servido o almoço festivo, que contava, entre outras especialidades, com a tradicional costela fogo de chão. Durante todo o dia foram comercializados diversos produtos derivados da fruta, com destaques para o pastel, a torta e as geléias de banana.

“Nós ficamos muito satisfeitos por fazermos parte de um evento tão bonito quanto este. Acredito que uma das funções da Prefeitura é auxiliar os cidadãos na busca de suas realizações. Por isso, nos comprometemos a fazer com que esta festa, que já faz parte do calendário oficial do município, seja cada ano maior e mais estruturada” disse o prefeito Setim.

A secretária municipal de Agricultura e Abastecimento, Daniella Fávaro Setim, também participou da Festa. Para ela “auxiliar ações que fortaleçam o cooperativismo, é fundamental para o desenvolvimento das produções no município, proporcionado maneiras dignas para o agricultor garantir o sustento da sua família”.

A produção da fruta, aliada ao turismo rural é o principal meio de sustento dos moradores da comunidade Castelhanos, que fica a 65 quilômetros do centro de São José dos Pinhais. A região da Colônia é de mata atlântica, em área de preservação ambiental. As suas belezas naturais são diversas, como rios, cachoeiras, vegetação típica de serra, além é claro, das grandes plantações de banana que já fazem parte da paisagem e se estendem em meio às montanhas. No local vivem cerca de 90 famílias, as quais tem no cultivo de banana como principal fonte de renda.


Publicado: Comunicação Social da Prefeitura Municipal de São José dos Pinhais