5ª Festa da Banana será neste domingo no Castelhanos
05-05-2016 17:36

Realizada pela Cooperativa dos Agricultores Familiares da Colônia Castelhanos (Coocastel), com o apoio da Prefeitura de São José dos Pinhais por meio das Secretarias de Indústria, Comércio e Turismo (Sictur) e Agricultura e Abastecimento, acontece neste domingo (8) a 5ª edição da Festa da Banana.

O evento terá início às 10h com o tradicional almoço festivo com costela fogo de chão, além da feira com produtos da região e os concursos de maior cacho de banana e das melhores receitas preparadas com a fruta.

Segundo a organização, que envolve ainda os Departamentos de Turismo e de Indústria e Comércio da Sictur, Secretaria de Cultura, Secretaria de Meio Ambiente, Secretaria de Agricultura e Abastecimento e Guarda Municipal (GM), são esperadas para essa edição mais de 2 mil pessoas, que conhecerão um pouco mais da região da Colônia Castelhanos, seus costumes e produtos, bem como fomentar o turismo local.

Giam Celli, secretário a frente de Indústria, Comércio e Turismo, a Festa da Banana já faz parte do calendário fixo do Município e é uma tradição da região, onde moradores e produtores têm a oportunidade de ganhar mais visibilidade do seu trabalho.

Colônia Castelhanos
A Colônia Castelhanos está localizada na região da Serra do Mar, na divisa com Guaratuba, e fica a 65 quilômetros do centro de São José dos Pinhais. No local vivem cerca de 90 famílias, sendo que a principal cultura cultivada comercialmente é a banana.

Semanalmente são colhidas aproximadamente 16 toneladas de banana, beneficiando 26 famílias de produtores associadas. Grande parte da produção é entregue as escolas, através do Programa de Aquisição de Alimentos (PAA) de São José dos Pinhais e Curitiba, e do Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE).

Este programa assegura que 30% de toda a merenda escolar sejam adquiridos da Agricultura Familiar, da Central de Abastecimento (CEASA) e das Feiras do Produtor. Além da banana “in natura” a cooperativa produz o Doce de Banana destinado ao Armazém da Família.

Publicado: Comunicação Social da Prefeitura Municipal de São José dos Pinhais