“Dia Nacional contra à Tuberculose”
14-11-2003 19:45

A Secretaria da Saúde, pensando no bem-estar da população, alerta a todos que dia 17 de novembro é o “Dia Nacional de Combate à Tuberculose”. Esta doença infecto-contagiosa é causada pelo bacilo de koch, acontece principalmente nos pulmões, podendo atingir também qualquer outro órgão, como ossos, rins, pleura, gânglios, intestinos e até o cérebro.
A transmissão deste bacilo é feita pelo ar, ou através de uma pessoa doente por tosse ou espirro, no qual se elimina gotículas contendo no seu interior de um a dois bacilos, podendo assim contaminar o ambiente. Seus principais sintomas são: tosse por mais de três semanas sem parar, perda de peso, cansaço fácil, febre baixa geralmente à tarde, dor no peito ou nas costas e suor noturno, entre outros sintomas.
As pessoas que apresentarem tais sintomas da doença devem procurar o Posto de Saúde mais próximo para submeter-se aos exames necessários. “É importante lembrar que a tuberculose tem cura e que o indivíduo contaminado pela doença pode acabar transmitindo a mesma para outras pessoas”, alerta o secretário da Saúde, Brasílio Vicente de Castro Filho. “Para participar desta mobilização vá a um Posto de Saúde e se vacine. Desta você não pode ficar de fora”.

Publicado: Comunicação Social da Prefeitura Municipal de São José dos Pinhais