1° Festival – Setembro Azul será realizado em São José dos Pinhais
30-08-2019 20:42

Em alusão ao mês dos surdos, São José dos Pinhais sediará o 1° Festival Setembro Azul. O evento será totalmente gratuito e aberto a todos que tiverem o interesse de participar. 



O objetivo do Festival é aumentar o engajamento sobre o acesso a práticas esportivas e ao lazer por pessoas com deficiência. O evento é resultado de uma parceria entre a Secretaria Municipal de Esporte e Lazer, a Associação dos Surdos de São José dos Pinhais, a Federação Nacional de Educação e Integração dos Surdos (FENEIS), a Câmara Municipal de Vereadores e a Associação de Pais e Mestres da Escola Municipal de Educação Básica Professora Ilza Souza Santos.



 O Festival também será realizado buscando contribuir no processo de inclusão social envolvendo toda a Comunidade Surda de São José dos Pinhais e região. O evento promovido em celebração ao setembro azul traz para o Município um movimento esportivo e cultural que valoriza o sujeito surdo. 



O Festival será no dia 14 de setembro, para iniciar as programações do dia, às 8 horas será feita uma concentração no Ginásio de Esportes e Lazer Max Rosenmann, na Avenida Rui Barbosa, onde será realizado um aquecimento com aulas de Body. Às 09 horas será feita a primeira largada de 3km para modalidade de Running (um ritmo mais acelerado), em seguida a largada de 2 km para quem optar pela caminhada.



A competição será aberta para todas as pessoas que tiverem interesse em participar (de ambos os sexos, com ou sem deficiência) a partir dos 12 anos de idade. Depois da prática esportiva serão iniciadas as atrações culturais referentes ao Setembro Azul e mostras da comunidade surda, associações e escolas.  O Festival será um momento para valorizar o sujeito surdo dando visibilidade para essa comunidade e abrindo um espaço para que questões sobre acessibilidade passem a ser mais discutidas na cidade. 



A participação no evento será gratuita, entretanto, não será distribuído água e frutas para os participantes da prática esportiva, bem como não haverá kits com camisetas do evento.



Para quem havia feito a inscrição no evento enquanto estava sendo cobrada uma taxa de inscrição, basta entrar em contato com a ‎Escola Bilíngue para Surdos Professora Ilza de Souza Santos‎, mediante a apresentação do comprovante de pagamento será feito o reembolso do participante e sua inscrição será mantida normalmente. 



As inscrições são limitadas e vão até o dia 2 de setembro, para participar, basta se inscrever pelo link: https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLSdoG5Nx_f53MSFgvi_KH2GH1_3blkHtkxQx8jkJfYDUS-x9lQ/viewform?fbclid=IwAR1Pe1Pw6TXuSjmS74e22s03TTHZdAoExmj8xsmDXrAj5lsdv449DnTxMB0



O que é necessário levar no dia do evento?



Camiseta azul

Garrafa de água

Tênis confortável



Informações gerais sobre o evento:



Inscrições: GRATUITAS, até dia 2 de setembro

Data: 14 de setembro

Horário: 8h

Local: Ginásio de Esportes e Lazer Max Rosenmann



Publicado: Comunicação Social da Prefeitura Municipal de São José dos Pinhais