AGOSTO LILÁS: O Ambulatório Sentinela informa sobre os tipos de violência contra a mulher
16-08-2023 12:15

Dando continuidade ao Agosto Lilás – Campanha de Enfrentamento à Violência Doméstica e Familiar contra a Mulher, o Ambulatório Sentinela informa e reforça os tipos de violências existentes contra a mulher, no intuito de identificar, fortalecer a prevenção e denúncias.

O Ambulatório Sentinela foi inaugurado em janeiro de 2015, e é vinculado ao Departamento de Atenção Primária e Especializada a Saúde da Secretaria de Saúde (SEMS) de São José dos Pinhais, sua implantação se encontra pactuada no Plano Municipal de Enfrentamento a Violência Doméstica e Sexual contra a Criança e o Adolescente.

A Campanha Agosto Lilás tem como objetivo intensificar a divulgação da Lei Maria da Penha (n.º 11.340/2006) e conscientizar a população para combater a violência contra a mulher, e por meio do artigo 7º dessa mesma lei, estabelece 05 (cinco) formas de violência, sendo elas:

VIOLÊNCIA FÍSICA:

É aquela entendida como qualquer conduta que ofenda integridade ou a saúde corporal da mulher. É praticada com uso de força física do agressor/agressora ou ainda com o uso de armas, é a violência que deixa marcas no corpo, machuca a vítima de várias maneiras, são exemplos: bater, empurrar, morder, puxar o cabelo, estrangular, chutar, queimar, cortar e mutilar.

VIOLÊNCIA PSICOLÓGICA:

Qualquer conduta que cause dano emocional e diminuição da autoestima da mulher, acontecem de forma continuada afetando a saúde mental da mulher, nesse tipo de violência é muito comum tentar fazer com que a mulher pareça louca, seja proibida de trabalhar, estudar, sair de casa, ou viajar, falar com amigos ou parentes; exemplos: ameaças, humilhações, chantagens, críticas, isolamento dos amigos e da família.

VIOLÊNCIA SEXUAL:

A violência sexual é qualquer conduta que constranja a mulher a presenciar, a manter ou

a participar de relação sexual não desejada, são exemplos ser forçada a fazer sexo quando está doente ou dormindo, quando a mulher é obrigada a se prostituir, a fazer aborto, ser impedida de decidir tomar ou não anticoncepcionais, se quer ou não ter filhos e quando é o melhor momento para ser mãe, também caracterizam violência sexual.

VIOLÊNCIA PATRIMONIAL:

Destruição parcial ou total de objetos pertencentes à mulher (rasgar roupa e fotos), instrumentos de trabalho, documentos pessoais, bens, esconder o cartão do banco ou do bolsa família, receber valores de aposentadoria da mulher e não repassar a ela, incluindo os destinados a satisfazer suas necessidades.

VIOLÊNCIA MORAL:

Acontece quando a mulher é vítima de comentários ofensivos feitos a pessoas estranhas, quando a mulher é humilhada publicamente, quando lhe são imputados

fatos inverídicos, ou quando sua vida íntima é exposta ao público, inclusive nas redes sociais. São as condutas tipificadas como calúnia, injúria e difamação.

Na maior parte dos casos, as diferentes formas de violência acontecem de modo combinado.




Publicado: Comunicação Social da Prefeitura Municipal de São José dos Pinhais