Agroindústria da Colônia Castelhanos receberá reforma e ampliação
06-11-2019 18:52

Na última segunda-feira (04), foi aprovado em plenária, a utilização de recursos do Fundo Municipal de Desenvolvimento Rural no limite máximo de R$ 1.055.168,00, para reforma e ampliação da Agroindústria, localizada na Colônia Castelhanos. A aprovação em plenária aconteceu na última reunião ordinária do Conselho Municipal de Desenvolvimento Rural (CMDR).



O Conselho, atualmente presidido por Ricardo Guilherme Dissenha, recebeu o projeto da Secretaria de Agricultura e Abastecimento no dia 07 de outubro, o qual foi analisado, e recebeu voto favorável pela Comissão Permanente de Gerenciamento do Fundo Municipal de Desenvolvimento Rural.



Segundo o secretário de Agricultura, Osmar Foggiatto, o que motivou a Secretaria de Agricultura e Abastecimento a propor o projeto de reforma e ampliação foi por conta da parceria com a Cooperativa Coocastel. “Foi o esforço que a Coocastel vem desempenhando mesmo sem as estruturas mínimas necessárias. Como por exemplo, já ter conseguido exportar seus produtos para o Canadá, e já ter negociações em andamento  com países da Europa. Esta ampliação contemplará um espaço para o beneficiamento da banana, transformando-a em farinha, agregando valor ao produto”, explicou o secretário.



Ao final da reunião, o presidente do CMDR, Ricardo Dissenha, agradeceu a compreensão e sensibilidade de todos os conselheiros para aprovação do Projeto, e ressaltou que o valor que será utilizado para execução do projeto, é oriundo dos próprios agricultores de São José dos pinhais, uma vez que é cobrado uma porcentagem nos programas oferecidos pela Secretaria, e esse valor tem como destino o Fundo Municipal de Desenvolvimento Rural.



O presidente da Coocastel, Fabio Pereira, que também é conselheiro no CMDR, agradeceu e aproveitou para explicar que a vantagem de produzir a farinha de banana é que pode-se fazer um aproveitamento de produção, onde o produto pode ser estocado por dois anos e assim agregar valor a um produto que poderia ser descartado por falta de mercado.



Conselho Municipal de Desenvolvimento Rural



O Conselho Municipal de Desenvolvimento Rural, é órgão de caráter permanente, consultivo, deliberativo e de aconselhamento, com a finalidade de estabelecer diretrizes e prioridades para as políticas de desenvolvimento das atividades agropecuárias do Município, visando proporcionar meios para assegurar ao produtor e trabalhador rural, condições de trabalho e de mercado para os produtores, rentabilidade nos empreendimentos e a manutenção da boa qualidade de vida da família rural.



Tem como objetivo estabelecer diretrizes e prioridades para as políticas de desenvolvimento das atividades agropecuárias do Município de São José dos Pinhais, bem como propor ações inter-relacionadas para a preservação dos recursos naturais, água, solo e matas nativas.



Publicado: Comunicação Social da Prefeitura Municipal de São José dos Pinhais