Alunos do CRAS Francisco Quirino visitam Casa da Leitura
18-06-2015 19:46

Segundo o dicionário da língua portuguesa, a leitura é um hábito importante para o desenvolvimento do raciocínio, da imaginação e da criatividade. Ela é também um instrumento que proporciona o conhecimento de várias culturas e histórias. Sabendo disso, a equipe do Centro de Referência da Assistência Social (CRAS) Francisco Quirino preparou nesta quinta-feira (18) uma atividade diferente para as crianças e adolescentes acolhidas pelo Serviço de Proteção e Atendimento Integral as Famílias (PAIF). Saindo de São José dos Pinhais, eles foram até Curitiba para conhecerem a Casa da Leitura Manoel Carlos Karam.

A visita foi dividida em duas partes. Pela manhã participaram 21 pessoas, entre alunos e país, e no período da tarde foi à vez de outras 42 pessoas conhecerem o local. Além do contato com os livros e das histórias contadas pelas mediadoras que trabalham na Casa, um passeio pelo Parque Barigui, com direito a piquenique, fez parte da programação especial. Para realizar a saída os alunos e seus responsáveis encontraram-se em frente ao CRAS Francisco Quirino e foram levados até a Casa da Leitura por um ônibus da Prefeitura Municipal, tudo acompanhado por profissionais que trabalham no CRAS.

Os passeios realizados com as crianças atendidas pelo PAIF são feitos mensalmente, mas com o acompanhamento dos pais é a primeira vez que acontece, como explicou a educadora Amanda Siegel de Lima. “Hoje esta visita está sendo muito especial, pois é primeira vez que os nossos alunos estão trazendo convidados. Nós percebemos que quando o pai ou a mãe lêem para os seus filhos eles criam um momento de aproximação e por isso tivemos a iniciativa de convidá-los em conjunto para este passeio. A nossa ideia, a partir de agora, é torná-lo semestral” disse.

Ela contou também porque a Casa da Leitura foi escolhida como destino da atividade. “A nossa equipe observou que o grupo de crianças e adolescentes atendidos pelo CRAS tem um grande interesse pela leitura. Em nossa Unidade mesmo, eles sempre procuram os livros, revistas e gibis como alternativas de diversão, por isso veio a ideia da Casa da Leitura. E além de o passeio ter sido cultural, por ser em uma localidade diferente ele também possuiu um viés turístico, visto que pela distância muitas crianças aqui ainda nem conheciam o Parque” explicou Amanda.

Localizada em frente ao estacionamento do Parque Barigui (com entrada pela BR-277) a Casa da Leitura Manoel Carlos Karam conta com aproximadamente 4.500 livros para empréstimo e em suas dependências oferece cadeiras e espreguiçadeiras para quem deseja emprestar um livro e ler no próprio espaço. Além disso, o local abriga a maior parte do acervo bibliográfico de 3 mil volumes doado pela família do escritor e jornalista Manoel Carlos Karam, falecido em 2007.

Serviço
As atividades desenvolvidas pelo PAIF consistem na realização de trabalhos sociais com famílias, de maneira continuada, com a finalidade de fortalecer a função protetiva das famílias, prevenindo a ruptura dos seus vínculos, promovendo acesso às políticas públicas e ao usufruto dos seus direitos. Elas são realizadas sempre por meio dos Centros de Referência da Assistência Social (CRAS).

Publicado: Comunicação Social da Prefeitura Municipal de São José dos Pinhais