As ações do Plano de Reestruturação Viária pensando na Mobilidade Urbana continuam
21-12-2022 12:30

A Secretaria de Urbanismo, Transportes e Trânsito (SEMUTT), e o Departamento Municipal de Trânsito (DEMUTRAN) de São José dos Pinhais atuam de forma continuada com as ações do Plano de Reestruturação Viária – Mobilidade Urbana, visando melhorar o fluxo e a segurança nas vias públicas do município.



O resultado prático dessas ações é fruto de diversos estudos técnicos, pensados nos motoristas, motociclistas, ciclistas e pedestres, e envolvem a demanda desses atores do trânsito, frota atual e futura do município, além de contar com a frota flutuante de veículos, caminhões e motos que permeiam São José dos Pinhais, sejam aqueles que trabalham na cidade porém moram em outra localidade, ou àqueles que passam por uma das três rodovias federais que cortam o município.



Dentre as inúmeras ações, pode-se citar a recuperação de guarda-corpo de pontes, que são equipamentos de segurança para o pedestre, os quais são instalados no bordo da via onde há existência de rios. Recentemente dois destes equipamentos foram implantados nas Ruas João Dombrowski e Rua Constante Moro Sobrinho.



A criação de terceira faixa de circulação, onde foi implantada na Avenida Rui Barbosa, com extensão entre as Ruas Veríssimo Marques e Voluntários da Pátria. O objetivo é contribuir para a diminuição dos congestionamentos, proporcionando maior fluidez, segurança e conforto aos usuários da via.



A implantação de áreas de espera para motociclistas nos semáforos é outro bom exemplo. Foram implantadas áreas de espera exclusivas para motociclistas nas principais vias da região central, onde há semáforos. O objetivo é dar prioridade aos motociclistas, separando-os dos veículos por faixas de retenção. Estas áreas possibilitam maior visibilidade para ambos, motociclista e motorista, contribuem para a diminuição de colisões, além de priorizar a saída do motociclista na abertura do semáforo.



Implantação de botoeiras inteligentes, que são dispositivos de comando para o pedestre, que ficam inseridas na coluna do semáforo para pedestres. As botoeiras inteligentes ao serem acionadas, aumentam o tempo de travessia para além do programado, proporcionando uma travessia mais segura para pessoas com mobilidade reduzida. Ao todo São José dos Pinhais conta com 26 botoeiras inteligentes.



Para acioná-las basta apenas apertar o botão amarelo, segurando-o por 03 (três) segundos ou até que o botão vibre, ou acione um sinal sonoro para as pessoas cegas. Os cruzamentos onde há botoeiras inteligentes implantadas são:





? Rua Dona Izabel A Redentora com Rua Mendes Leitão;



? Rua Dona Izabel A Redentora com Avenida Rui Barbosa;



? Rua Dona Izabel A Redentora com Rua Barão do Cerro Azul;



? Rua Dona Izabel A Redentora com Rua João Ângelo Cordeiro;



? Avenida Rui Barbosa com Rua Visconde do Rio Branco;



? Avenida Rui Barbosa com Rua Veríssimo Marques;



? Rua Veríssimo Marques com Rua Dr. Claudino dos Santos;



? Rua Dona Izabel A Redentora com Rua Dr. Motta Junior;



? Rua Voluntários da Pátria com Rua Mendes Leitão.



Implantação de sinalização de trânsito é outra importante ação da SEMUTT, como por exemplo, na Rua José Trevisan, no bairro São Marcos, entre as Ruas Manoel Marcílio de Oliveira e Vicente Augusto, que recentemente foi implantada sinalização de proibição de circulação de caminhões de grande porte.



A proibição foi necessária em função das características do relevo da via, tendo esta, um aclive muito acentuado, havendo riscos de caminhões não conseguirem vencer a subida, contribuindo para riscos de acidentes (sinistros de trânsito).



 



Publicado: Comunicação Social da Prefeitura Municipal de São José dos Pinhais