Biblioteca Scharffenberg de Quadros é uma das opções culturais em SJP
26-04-2016 20:50

A Prefeitura de São José dos Pinhais, por meio da Secretaria de Cultura, incentiva a leitura por meio de várias ações promovidas na Biblioteca Pública Municipal Schaffenberg de Quadros, localizado na Praça 8 de Janeiro, 120 – Centro. Com um acervo de aproximadamente 90 mil livros que abrangem todas as áreas, visita média diária de 300 pessoas, o local oferece ainda para os leitores a opção de seis jornais diários e 35 títulos de revistas, além de livros em braile.

O prédio onde abriga a Biblioteca Pública, datado de 1912, passou recentemente por melhorias através do Programa Avança. O local já abrigou o Grupo Escolar Silveira da Motta até 1955, foi sede do Poder Judiciário entre 1956 até 1981 e sede da Câmara de Vereadores até 2002. Otimizado, o espaço conta atualmente com Sala de Internet, Sala Infantil e as demais salas são divididas por temas literários, além do mezanino que abriga os periódicos.

Constantemente, a Biblioteca recebe visitas monitoradas de escolas da rede municipal e estadual. Nesta ação os alunos são levados a um breve passeio pelas instalações e orientados quanto a utilização do espaço, livros e como se pode fazer a carteirinha para retirar os livros.

Outra ação realizada pela equipe da Biblioteca com o objetivo de incentivar a leitura em São José dos Pinhais é o Painel Comemorativo que funciona com temáticas e datas comemorativas de cada mês. Desta forma seu conteúdo é modificado continuamente, como por exemplo, neste mês de abril quando trouxe como indicação o autor Monteiro Lobato, bem como diversas referências de suas obras.

O Painel do Escritor do Mês oferece aos visitantes da Biblioteca a opção de escritores nacionais e internacionais, bem como suas obras. Segundo Monique Martins, bibliotecária, essa ação facilita que as pessoas conheçam novos autores e de mesma forma, a sua obra, pois os livros ficam expostos logo abaixo das informações do escritor destacado.

Informações: (41) 3381-5845

Publicado: Comunicação Social da Prefeitura Municipal de São José dos Pinhais