CAEP de São José dos Pinhais atende crianças com dificuldades no desenvolvimento
29-05-2019 20:48

Fundado em novembro de 2007, o Centro Municipal Especializado de Avaliação e Estimulação Precoce Professora Marilene Scrippe, conhecido por CAEP, tem como objetivo atender crianças de 0 a 4 anos e 11 meses em São José dos Pinhais.



O CAEP leva seu nome em homenagem à professora municipal e enfermeira que dedicou sua vida e seu trabalho à Educação Especial em São José dos Pinhais. Com um novo espaço, que ainda será inaugurado oficialmente, o CAEP atende crianças com Deficiências, Transtornos Globais do Desenvolvimento, síndromes diversas e atrasos no desenvolvimento.



De acordo com o secretário de Educação, Imar Augusto, o CAEP tem uma função importante na vida das crianças, pois o trabalho do CAEP atua também para o desenvolvimento futuro. ‘’Este Centro, ele é importantíssimo porque ele é um Centro que avalia, estimula, trabalha, tria, e oportuniza o momento importante na vida das nossas crianças, com a possibilidade de detectarmos disfunções, patologias, dificuldades na aprendizagem, e em outras esferas no âmbito da vida social, e estudantil dos nossos bebês e nossas crianças’’, contou.



Atualmente, aproximadamente 300 crianças são atendidas pela unidade de ensino por semana. Como é o caso do Bernardo, que foi diagnosticado com autismo enquanto estava em Cascavel, no Paraná. “Eu descobri que ele teria mais oportunidades em São José para o tratamento do autismo, dai eu decidi vir embora. Eu trouxe o Bernardo e fui à procura de tudo que ele precisava e que tinha disponível na cidade”, contou Aline Paula dos Santos, mãe do Bernardo. Para Aline, o tratamento no CAEP vêm trazendo resultados positivos. “Aqui foi a primeira instituição que abriu as portas para o meu filho. O CAEP é uma instituição maravilhosa, eu sempre recomendo”, enfatizou Aline.



Segundo a diretora do CAEP, Elizandra Plantes de Meira, o CAEP vêm atender crianças com dificuldades por meio de estímulos. “A gente conhece as fases do desenvolvimento infantil, em que a criança tem que corresponder segundo a sua faixa etária. Quando a criança não consegue corresponder, ela precisa de um estímulo. A estimulação precoce, que deve começar nos primeiros meses, é que vai fazer com que a criança consiga desenvolver e alcançar os objetivos da faixa etária”, explicou.



O CAEP está localizado atualmente na Rua Veríssimo Marques, 250, ao lado da Prefeitura Municipal. Por ter seu espaço ampliado e por ter mudado de endereço, o CAEP ainda terá sua inauguração oficial nos próximos meses, mas os atendimentos estão acontecendo normalmente. Para mais informações: 3383-1658.



 



Publicado: Comunicação Social da Prefeitura Municipal de São José dos Pinhais