Caravana da Cultura movimenta área rural da Contenda
22-09-2014 20:46

Mesmo com chuva a 4ª edição da Caravana de Cultural, que aconteceu no último sábado (20), na Contenda, reuniu centenas de pessoas no pátio da igreja. Durante a tarde atrações culturais se apresentaram no caminhão-palco itinerante – com estrutura que proporciona diferentes formas de expressão artísticas e culturais.

Júlia Lopes participou acompanhada da filha e da sogra. Moradora da região há 22 anos, ela diz nunca ter tido um evento desses na Contenda. “É um evento para a família e é importante poder trazer cultura para quem não tem fácil acesso”, conta ela. Esse é o objetivo da Caravana da Cultura: descentralizar a cultura do município, facilitando o acesso dos cidadãos as atividades desenvolvidas no município.

A abertura ficou por conta da Banda Marcial de São José dos Pinhais. Na sequência aconteceram apresentações de dança da Escola de Cultura e atrações locais como o Grupo Folclórico Infantil Ucraniano Soloveiko, o grupo Alma Fandangueira e show da banda Paranoá Roots e, além da apresentação do Teatro de Bonecos com a peça A Nova Roupa do Rei, o Coral Melodia encantou a todos. A finalização ficou por conta dos shows musicais das bandas Tchê Recanto e Jace e Wesley.

Para o secretário Municipal de Cultura, Amarildo Rosa, o evento já é um sucesso no município. “Desde a primeira edição posso dizer que a Caravana da Cultura evolui bastante, tanto em estrutura como em qualidade, o que tem ajudado a transformá-la em um evento conhecido. Neste ano nós ainda temos duas edições da Caravana da Cultura que serão realizadas na Cidade Jardim (em 25 de outubro) e no São Marcos (em 13 de dezembro). Em novembro não teremos a Caravana, mas São José dos Pinhais receberá a Virada Cultura com diversas atrações nacionais”, conta. Ele promete que a ação continuará no próximo ano. “A partir de março de 2015 nós teremos mais Caravanas da Cultura”, finaliza.

Além das atrações culturais, estandes das Secretarias de Cultura, de Saúde e de Trabalho, Emprego e Economia Solidária ofereceram seus serviços à população. A Secretaria de Esporte e Lazer disponibilizou atividades exclusivas e a Secretaria de Agricultura e Abastecimento coletou o lixo reciclável por meio do Programa Sacolão Verde – que troca recicláveis por produtos hortifrutigranjeiros. Já as Secretarias de Viação e Obras Públicas, Meio Ambiente, Urbanismo, Segurança, Transporte e Trânsito, Educação e Finanças apóiam o evento com ações operacionais e estruturais.



Publicado: Comunicação Social da Prefeitura Municipal de São José dos Pinhais