Carnaval dos Bonecos de São José dos Pinhais abre as festividades no Paraná
29-01-2004 20:10

A Usina de Conhecimento está a todo vapor, com cerca de 30 profissionais trabalhando na confecção dos bonecos que serão mostrados no carnaval de São José dos Pinhais. Além dos bonecos, grande parte das fantasias já está pronta. Escolhida para ser sede dos bonecos, é da Usina que sairá o desfile, que neste ano acontecerá no dia 14 de fevereiro, com saída rumo à Câmara de Vereadores, a partir das 19h30.
O Carnaval dos Bonecos de São José dos Pinhais possui muitos diferenciais das festas convencionais, como o resgate dos antigos carnavais, o desfile de bonecos produzidos no município e por acontecer com uma semana de antecedência em relação aos festejos oficiais. Os bonecos são produzidos pelo projeto “O Boneco e a Sociedade”, criado pela Companhia dos Ventos, que há quatro anos está sendo desenvolvido pela Prefeitura de São José dos Pinhais, através da Secretaria da Cultura.
O secretário da Cultura, André Luiz Sada, salienta que o projeto tem no Carnaval dos Bonecos um dos grandes expoentes da arte popular. Ele lembra da importância da participação popular neste momento de produção. “Qualquer cidadão ou entidade está convidado para ajudar nos preparativos do nosso carnaval, criando seu próprio bloco e adereços, que nesta edição terá como temática Sonho, Magia e Fantasia”, finaliza Sada.
O prefeito Luiz Carlos Setim também destaca a participação popular. “A participação dos são-joseenses é muito importante neste momento de produção, deixando nosso carnaval cada vez mais com as características de nossa terra”. Setim lembra ainda o resgate dos antigos carnavais familiares que a festa proporciona a cada ano.

SERVIÇO
Maiores informações podem ser adquiridas na Secretaria da Cultura, por meio do telefone 381-5902




Publicado: Comunicação Social da Prefeitura Municipal de São José dos Pinhais