Casa Abrigo Menino Jesus recebe doações do Fundo da Criança
24-06-2016 16:22

A Secretaria de Assistência Social de São José dos Pinhais, e o Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA) realizaram a entrega simbólica dos bens adquiridos pela Associação Padre João Roberto Ceconello – Casa Abrigo Menino Jesus, com recursos oriundos Fundo Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (FMDCA).

A secretária de Assistência Social, Claudia Lorena Pereira, e sua equipe, acompanhada da presidente do Conselho, irmã Lidiane Santos e demais conselheiros, foram recebidos na manhã desta quinta-feira (23) na instituição pelo gestor Eliseo Zacarchim Júnior, que mostrou as instalações e contou sobre o histórico do trabalho realizado para aqueles que ainda não conheciam. “Neste ano tivemos que decidir entre continuar este serviço em São José dos Pinhais, e o apoio e parceria da Secretaria de Assistência Social foi decisiva nessa decisão”, disse Eliseo.

A Associação Padre João Roberto Ceconello – Casa Abrigo Menino Jesus elaborou o projeto para Aquisição de Materiais de Consumo, incluindo utensílios de cozinha e de cama, como colchões, edredons, lençóis, entre outros. “Ao todo foram adquiridos 995 itens neste projeto, que foi aprovado pelo CMDCA, o qual repassou recursos provenientes de doações destinadas ao Fundo Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente. O acompanhamento do projeto foi realizado pelo fiscal responsável, o servidor Robinson Krueger, e pela equipe da Secretaria de Assistência Social, por meio de visitas In loco e orientações técnicas e análises das prestações de contas”, explicou Claudia Lorena.

Casa Abrigo Menino Jesus
A Associação do Padre João Ceconello, mantenedora da Casa Menino Jesus, iniciou o trabalho de Acolhimento Institucional de crianças e adolescentes sob Medida de Proteção em abril de 1994, encaminhadas pelo Poder Judiciário, vitimas de violência física, psicológica, e/ou negligência (quando tem condições e não provê) dos pais ou responsáveis.

Atualmente a Casa Menino Jesus atende 62 crianças e adolescentes em regime integral. Localizada na localidade de Inhaíva, na zona Rural de São José dos Pinhais; possui em seu quadro 42 funcionários que desenvolvem trabalho qualificado com crianças e adolescentes, assim como com suas famílias biológicas e extensas, visando o retorno familiar.

A instituição tem um contrato de comodato com o Município de São José dos Pinhais, pelo qual a Prefeitura cede o uso da área para a instituição. Além disso, a Secretaria de Assistência Social mantém convênio com a instituição no atendimento a 55 crianças.

FMDCA
Quem doa para o Fundo Municipal da Criança e do Adolescente está ajudando crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade social. Para doar o cidadão pode escolher a doação direta ao Fundo fazendo o depósito em Conta (sem um valor mínimo exigido) em qualquer época do ano, ou optar pela aplicação de uma parte do Imposto de Renda devido, o que garante que o seu dinheiro será utilizado em projetos e programas de atendimento à criança e ao adolescente de São José dos Pinhais.

Empresas podem destinar 1% e pessoas físicas 6% do valor do Imposto de Renda devido. As destinações destes percentuais são de valores que podem ser deduzidos do IR que será pago no exercício seguinte. A doação ao FMDCA pode ser feita via depósito direto ao Fundo, sem valor mínimo ou data específica, através da conta:

Banco do Brasil – 001
Agência: 0982-2
Conta: 72306-1
CNPJ : 17.838.203/0001-54 – Fundo Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente.

Ou a doação também pode ser feita via boleto bancário, que pode ser impresso pelo link (BOLETO FMDCA). Para mais informações acesse a página do FUNDO MUNICIPAL DA CRIANÇA E DO ADOLESCENTE, ou pelo telefone (41) 3381-5978.

Publicado: Comunicação Social da Prefeitura Municipal de São José dos Pinhais