Centros de Promoção Humana de São José dos Pinhais são um exemplo a ser seguido
22-11-2004 17:54

São José dos Pinhais é realmente um fenômeno à parte. Nos últimos oito anos quintuplicou o seu PIB - Produto Interno Bruto, tornou-se a terceira cidade do Estado do Paraná em arrecadação e gerou aproximadamente 20 mil empregos. Mas na esteira do desenvolvimento do município também veio um quadro de êxodo social, de pessoas carentes que migraram para São José dos Pinhais em busca de novas oportunidades. Só que essa migração veio de forma desordenada e prova disso é que São José dos Pinhais cresceu em população 5,3%, contra a média de 1,4% dos outros municípios brasileiros, segundo dados estatísticos do IBGE-IPARDES, entre os anos de 2000 e 2003.
Tendo em vista este problema, e visando que as pessoas situadas abaixo da linha da pobreza e excluídas dos mínimos sociais que chegavam na Cidade não descambassem para a marginalização, o prefeito de São José dos Pinhais, Luiz Carlos Setim, através da Secretaria de Promoção Social, desenvolveu os Centros de Promoção Humana, que buscam resgatar estas pessoas das ruas e buscar sua promoção humana e cidadania.
Idealizados por Neide Setim, ao assumir a Secretaria Municipal da Promoção Social em 2001, os Centros Municipais de Promoção Humana são espaços multidisciplinares, espalhados por diversos bairros da Cidade, onde são realizadas ações de promoção humana e desenvolvimento comunitário junto às famílias carentes. É exatamente neste ponto de desenvolvimento humano que os Centros de Promoção buscam trabalhar junto às famílias necessitadas, resgatando a cidadania, a dignidade e preparando estas pessoas para poderem ingressar no mercado de trabalho e se auto-sustentar.
O contato inicialmente é feito por assistentes de serviço social junto às famílias carentes que se encontram à margem da sociedade no município. Em seguida, são recolhidos os dados para o cadastro, que incluem documentação, escolaridade, situação sócio-econômica, número de filhos, entre outros.Com estes dados, os técnicos encaminham essas pessoas para os programas disponíveis nos Centros, como o de Capacitação de Famílias para o Emprego e Geração de Renda.
Estes programas trabalham baseados no perfil de cada participante, ensinado uma profissão e encaminhando-os para o mercado de trabalho, além de conscientizá-los de seus direitos e deveres junto à sociedade. Os Centros de Promoção Humana de São José dos Pinhais já são um exemplo a ser seguido por muitas cidades, e prova deste reconhecimento foi a seleção deste programa entre os três trabalhos sociais que representaram a Região Metropolitana de Curitiba e o Litoral no prêmio Homero Guido, que reconhece e premia os programas voltados para o aumento do Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) nos municípios do Paraná.
“Nós nos tornamos um dos maiores pólos industriais do país, continuamos fortes na agricultura, mas nunca nos esquecemos da parte social. O reconhecimento dos nossos programas sociais por outros centros e as indicações para prêmios como o Homero Guido é uma prova inequívoca dessa realidade”, disse o prefeito de São José dos Pinhais, Luiz Carlos Setim.


Publicado: Comunicação Social da Prefeitura Municipal de São José dos Pinhais