Conhecimento histórico e cultural sobre São José dos Pinhais é abordado em curso gratuito
12-05-2023 12:27

Durante o mês de maio, acontece o curso de História e Cultura de São José dos Pinhais. A ação é resultado de uma parceria da Secretaria Municipal de Educação (SEMED) com a Secretaria Municipal de Cultura (SEMUC), com o objetivo de promover e difundir conhecimento histórico e cultural sobre São José dos Pinhais.



O curso é gratuito e as inscrições foram disponibilizadas no final do mês de abril, no Portal da Prefeitura. Qualquer pessoa com mais de 18 anos, que se interessasse pelo conteúdo proposto na ementa do curso, poderia se inscrever. A adesão e o interesse da comunidade são-joseense foram imediatos, em pouco tempo as vagas se esgotaram.



A atividade é organizada e coordenada pelos professores Franciele Sabchuk, coordenadora do componente História na SEMED e Luciano Chinda Doarte, diretor do Museu Municipal Atílio Rocco, da SEMUC. Os encontros presenciais já estão acontecendo no Museu e no Teatro Municipal Ernani Zétola. Além dos professores organizadores, o programa prevê a participação de pesquisadores convidados e atividades de campo.



Alguns dos temas propostos foram: Como se produz história; Visita técnica guiada ao Museu Municipal; A pré-história são-joseense; São José dos Pinhais e sua colonização; A presença negra em São José dos Pinhais; Memória e patrimônio cultural local.



Devido a grande procura pelo curso e considerando que as vagas para a primeira turma se esgotaram rapidamente, em breve novas atividades e turmas poderão ser abertas.



Publicado: Comunicação Social da Prefeitura Municipal de São José dos Pinhais