Copa São José de Futsal 2007
01-06-2007 22:14

As inscrições para a Copa São José de Futsal 2007 se encerram no dia 31/06/2007. Não perca a data, inscreva-se já.

Confira abaixo a integra do regulamento:

Capítulo I – DA ORGANIZAÇÃO
Art. 1º - Compete a Prefeitura Municipal de São José dos Pinhais através da Secretaria Municipal do Esporte e Lazer, e as coordenações dos Ginásios São Marcos, Contenda, Malhada, Colônia Rio Grande, Santos Dumond, Quississana, Jardim Fátima, Borda do Campo, Jardim Marambaia e Cidade Jardim, a organização, condução e controle da COPA SÃO JOSÉ DE FUTSAL 2007, através de boletins de programação, notas oficiais e informativos doravante denominada C.C.O. (Comissão Central Organizadora).

Capítulo II – DOS OBJETIVOS
Art. 2º - A COPA SÃO JOSÉ DE FUTSAL 2007, tem como objetivo:
• promover a integração esportiva entre os praticantes do Futsal através de uma atividade esportiva.
• Integrar todos os Núcleos e Centros do Esporte e Lazer, realizando a competição em nos espaços físicos esportivos do município.

Capítulo III – DA PARTICIPAÇÃO
Art. 3º - Na COPA SÃO JOSÉ DE FUTSAL 2007 poderão participar jogadores que tenham os seguintes vínculos com o município de São José dos Pinhais:
• Jogadores que tenham nascido em São José dos Pinhais.
• Jogadores que tenham domicílio no município ou vinculo familiar (pai e mãe) com domicílio em São José dos Pinhais.
• Jogadores que estejam estudando no município de São José dos Pinhais.
• Jogadores que possuam vínculo empregatício no município de São José dos Pinhais.
• Jogadores que tenham seu título de eleitor fixado no município de São José dos Pinhais.
• OBSERVAÇÃO: os jogadores deverão ter seus vínculos ao município até o prazo final das inscrições (31 de julho) e mantê-los obrigatoriamente até o final da competição.
Art. 4º - Na COPA SÃO JOSÉ DE FUTSAL 2007, será permitido apenas a inscrição e participação por equipe de:
• 02 (dois) jogadores convidados que não tenham nenhum vínculo com o município de São José dos Pinhais, descrito no art. 3º; desde que cumpram os demais itens deste regulamento.
• 02 (dois) ATLETAS DE FUTSAL FEDERADOS. Entende-se por atletas federados aquele com registro em Federações de qualquer estado e ou Confederações de qualquer país, nos anos de 2006 e 2007, desde que cumpram os demais itens deste regulamento.
• 02 (dois) jogadores que tenham participado da TAÇA SÃO JOSÉ DE FUTSAL 2007 – 1º DIVISÃO, desde que cumpram os demais itens do regulamento. Os jogadores das equipes rebaixadas poderão participar integralmente.
Art. 5º - O não cumprimento do Art. 3º e 4º implica na eliminação da equipe da competição.
Art. 6º - Fica sob a responsabilidade das equipes participantes saber se o jogador inscrito é: federado, que tenha participado da Taça São José de Futsal – 1º Divisão, e qual o vínculo com o município de São José dos Pinhais o jogador se enquadra para a participação, descrito no art. 3º do regulamento.
Art. 7º - A qualquer momento a C.C.O. (Comissão Central Organizadora) reserva-se no direito de solicitar aos responsáveis das equipes participantes a comprovação dos vínculos dos jogadores para com o município de São José dos Pinhais, conforme descrito no art. 3º. Após solicitado a comprovação a equipe terá até as 18:00 hs do dia seguinte (dia útil) ao recebimento da solicitação para apresentar as comprovações necessárias. A não comprovação da solicitação implicará na eliminação da equipe da competição.

Capítulo IV - DA CATEGORIA
Art. 8º - Aberto: a partir dos 16 anos de idade (completos). Entende-se que os menores de 18 anos terão autorização dos pais para a participação na categoria adulto.

Capítulo V - DAS INSCRIÇÕES
Art. 9º - As inscrições serão limitadas, sendo no máximo 16 equipes por Centro ou Núcleo do Esporte e Lazer citados no art. 10º.
Art.10º - As inscrições poderão ser realizadas até o dia 31 de julho (terça-feira), até às 18:00 horas nos Ginásios São Marcos, Contenda, Malhada, Colônia Rio Grande, Santos Dumond, Quississana, Jardim Fátima, Borda do Campo, Jardim Marambaia e Cidade Jardim, não sendo aceitas qualquer alteração para a Fase Classificatória após o prazo final das inscrições..
Art. 11º - Cada equipe poderá se inscrever em apenas um local de competição. O não cumprimento deste artigo implicará na eliminação da equipe da competição.
Art. 12º - Poderão ser inscritos no máximo 12 jogadores, sendo que cada equipe, para a Fase Final que reunirá as 20 melhores, poderá substituir 2 jogadores até o congresso técnico, desde que os mesmos não tenham atuado por outras equipes e que cumpram os todos os demais itens do regulamento, em ficha especifica, anexa ao regulamento. A inscrição de um número inferior a 12 jogadores, não dará direito as equipes complementar a sua relação após o prazo final das inscrições (31 de julho de 2007).
Art. 13º - Cada jogador poderá ser inscrito apenas por uma equipe. Caso esteja inscrito por mais de uma equipe deverá optar por uma delas.

Capítulo VI - DA TAXA DE INSCRIÇÃO
Art. 14º - Será cobrada a taxa de R$ 50,00 (Cinqüenta reais) por equipe inscrita, beneficente a Associação de Incentivo ao Esporte e Lazer de São José dos Pinhais, juntamente com um cheque caução no valor de R$ 50,00 (cinquenta reais) que será devolvido as equipes após o término da competição; desde que a mesma tenha comparecido em todos os seus jogos conforme programado, sem que tenha ocorrido o W x O ou ter sido eliminada da competição por irregularidades.
OBSERVAÇÃO: não haverá cobrança de taxa de arbitragem.


Capítulo VII – DA PREMIAÇÃO
Art. 15º - A premiação será oferecida pela Secretaria do Esporte e Lazer de São José dos Pinhais. Serão premiadas as 3 (três) equipes primeiras colocadas conforme abaixo:
• FASE CLASSIFICATÓRIA (Centros e Núcleos do Esporte e Lazer)
1º Lugar: troféu e medalhas
2º Lugar: troféu e medalhas
3º Lugar: troféu e medalhas

• FASE FINAL (Centro do Esporte e Lazer Ney Braga I e II)
1º Lugar: troféu e medalhas
2º Lugar: troféu e medalhas
3º Lugar: troféu e medalhas
Artilheiro: troféu
Goleiro Menos vazado: troféu
Equipe mais disciplinada: troféu




Capítulo VIII – DO CONGRESSO TÉCNICO:
Art. 16º - O congresso técnico será realizado dia 01 de agosto (quarta-feira), às 19:30 hs no local de inscrição da equipe para a disputa da fase classificatória da Copa São José de Futsal, onde será realizada a sessão técnica, e o sorteio dos grupamentos das equipes.

Capítulo IX – DAS DISPOSIÇÕES GERAIS:
Art. 17º - A COPA SÃO JOSÉ DE FUTSAL 2007 será regido pela Regras Oficiais da Confederação Brasileira de Futsal (CBFS), obedecendo as normas contidas neste Regulamento.

Art. 18º - A COPA SÃO JOSÉ FUTSAL 2007 será realizada nos meses de agosto, setembro, outubro e novembro.

Art. 19º - LOCAIS E PERÍODOS DOS JOGOS:
• Fase classificatória, será nos Núcleos e Centros do Esporte e Lazer onde foram realizadas as inscrições, sendo que os jogos serão realizados de segunda a sexta no período da noite e finais de semana.
• Fase final, será realizado no Centro do Esporte e Lazer Ney Braga – Pavilhão I e II.

Art. 20º - DOCUMENTAÇÃO:
• Obrigatoriamente deverão apresentar um documento que goze de fé pública (carteira de identidade, carteira de trabalho, carteira de motorista, passaporte, carteira de identidade militar, Carteira de Conselhos Regionais - CREA, CREF etc), não sendo aceitas fotocópias autenticadas e ou boletins de ocorrência, bem como qualquer outro tipo de documento que não esteja descrito acima..
• O jogador ficará impedido de participar do jogo sem a apresentação do documento.
• A utilização de jogadores sem documento implica na utilização irregular do mesmo, ficando a equipe eliminada da competição.

Art. 21º - A retirada do boletim de programação com os horários dos jogos, será a partir do dia 08 de agosto (quarta-feira) nos locais de competição ou pelos sites: www.amigodoesporte.com.br ou www.sjp.pr.gov.br
• Não será fornecido horário de jogos pelo telefone.

Art. 22º - Haverá tolerância de 15 (quinze) minutos, somente para o início do primeiro jogo de cada período, não havendo para os demais. Após o término deste período se a equipe não estiver na quadra uniformizada e em condições para o início do jogo será declarada perdedora por W x O.

Art. 23º - Na COPA SÃO JOSÉ DE FUTSAL 2007, as partidas terão dois (02) períodos de vinte(20) minutos não cronometrados (tempo corrido) com intervalo de cinco (05) minutos, sendo os dois (02) últimos minutos do 2º tempo cronometrados.

Art. 24º - Não será permitido nos locais de competição o uso de instrumentos sonoros e de percussão durante os jogos da Copa São José de Futsal.

Art. 25º - Não será fornecida as equipes bolas para aquecimento antes do início dos jogos.

Art. 26º - UNIFORMES:
• será uniforme obrigatório para a disputa da competição, camisas numeradas e da mesma cor e o uso de caneleiras por todos os jogadores.
• Caso as cores dos uniformes sejam iguais ou semelhantes que prejudiquem a arbitragem, haverá um sorteio no qual indicará qual equipe deverá mudar de uniforme. Recomenda-se as equipes levarem 02 (dois) uniformes de cores diferentes.
• Não será permitido nos uniformes de jogo das equipes participantes, qualquer tipo de propaganda político-partidária, bebidas alcoólicas e ou cigarro.

Art. 27º - Somente poderão permanecer no banco de reservas: os suplentes devidamente uniformizados, o técnico, o auxiliar e o massagista desde que estejam devidamente inscritos e com os documentos de identificação.

Art. 28º - Quando ocorrer atraso de algum jogador, o mesmo somente poderá entrar em quadra e participar do jogo se o documento estiver junto a mesa do anotador e o nº da camisa registrado na súmula antes do início da partida.

Art. 29º - O CONTROLE DE CARTÕES (amarelos e vermelhos) será de inteira responsabilidade das equipes.
• Estará automaticamente suspenso de uma partida subseqüente o jogador que for expulso ou receber três (03) cartões amarelos, consecutivos ou não.
• Em caso de utilização de jogador suspenso a equipe estará eliminada da competição.
• Em situações em que o jogador receba o 3º cartão amarelo e no mesmo jogo o cartão vermelho o mesmo deverá cumprir 02 jogos de suspensão, 01 pelos três cartões amarelos e outro pelo cartão vermelho, respectivamente.
• Jogadores que estejam cumprindo suspensão em jogo que tenha dado W x O, ou em jogos anulados devido ao W x O de alguma equipe, o mesmo estará liberado para atuar no jogo seguinte da sua equipe.
• Caso haja relatório anexo a súmula após expulsão, o mesmo será encaminhado a comissão de ética para que seja julgado.

Art. 30º - Será adotada a seguinte pontuação durante a competição:
• 03 (três) pontos por vitória.
• 01 (um) ponto por empate.
• 00 (zero) por derrota.

Art. 31º - DO W x O
• A equipe que não comparecer no local e horário pré-determinado nos boletins de programação, se apresentar de forma irregular, utilizar jogadores irregulares, será declarada perdedora por W X O ficando desclassificada da COPA SÃO JOSÉ DE FUTSAL 2007, sendo anulados todos os resultados anteriores na fase.
• Para efeito de controle de artilheiros e goleiros menos vazado todos os gols feitos e sofridos pelas equipes serão válidos, sendo que todos os cartões obtidos nos jogos serão mantidos e as suspensões, se houver, deverão ser cumpridas.

Capítulo X - A COMISSÃO DE ÉTICA
Art. 32º - Será composta por cinco membros, designados pela Comissão Central Organizadora (C.C.O.), que ficarão responsáveis por julgar todo e qualquer recurso, ocorrências durante os jogos, relatórios de arbitragem, referente a COPA SÃO JOSÉ DE FUTSAL 2007, sendo este em primeira e última estância.

Art. 33º - Todo e qualquer recurso, deverá ser encaminhado à C.C.O., até às 18 horas do primeiro dia útil após o ocorrido, por escrito, para que seja analisado pela Comissão de Ética, mediante ao pagamento da taxa de R$ 50,00 (cinqüenta reais), beneficente a Associação de Incentivo do Esporte e Lazer de São José dos Pinhais.

Art. 34º - Denúncias de irregularidades deverão ser encaminhadas a C.C.O até às 18:00hs do primeiro dia útil, por escrito, munido de provas, para que seja analisada pela Comissão de Ética. Nesta situação não haverá cobrança de nenhuma taxa. Toda e qualquer denúncia somente será acatada pela C.C.O. se houver provas concretas das irregularidades.

Art. 35º - Após o recebimento do recurso, denúncia, relatórios entre outros, a Comissão de Ética terá o prazo máximo de 05 dias úteis para julgar o mesmo.

Capítulo XI – REGULAMENTO TÉCNICO
Art. 36º - FASE CLASSIFICATÓRIA: As inscrições serão limitadas, sendo no máximo 16 equipes por Núcleo ou Centro do Esporte e Lazer e será realizada nos seguintes locais:
• Centro do Esporte e Lazer São Marcos
• Centro do Esporte e lazer da Contenda
• Centro do Esporte e Lazer da Malhada
• Centro do Esporte e Lazer da Colônia Rio Grande
• Centro do Esporte e Lazer da Borda do Campo
• Núcleo do Esporte e Lazer Jardim Santos Dumond
• Núcleo do Esporte e Lazer do Quississana
• Núcleo do Esporte e Lazer do Jardim Fátima
• Núcleo do Esporte e Lazer do Jardim Marambaia
• Núcleo do Esporte e Lazer da Cidade Jardim

Art. 37º - A equipe Campeã e Vice Campeã da fase classificatória em cada um dos Núcleos e Centros do Esporte e Lazer, estará automaticamente classificada para a fase final da Copa São José de Futsal 2007, que será realizada no Ginásio do Centro do Esporte e Lazer Ney Braga – Pavilhão I e II, reunindo às 20 equipes classificadas.


Art. 38º - GRUPAMENTOS – FASE CLASSIFICATÓRIA
1) De três (03) a cinco (05) equipes:
• Sistema de rodízio em turno único entre as equipes do grupo
GRUPO ÚNICO
01.
02.
03.
04.
05.

• Será campeã a equipe que ao final de todos os jogos somar o maior nº de pontos.


2) De seis (06) a oito (08) equipes:
• Fase Classificatória: As equipes serão divididas em dois (02) grupos (A e B), disputados pelo sistema de rodízio em um turno entre as equipes do grupo.
GRUPO A GRUPO B
01. 02.
03. 04.
05. 06.
07. 08.

• Classificam-se as duas (02) equipes primeiras colocadas de cada grupo para a fase semi-final que será disputada pelo sistema de cruzamento olímpico, em uma partida.
JOGO 1 - 1º Grupo A x 2º Grupo B
JOGO 2 - 1º Grupo B x 2º Grupo A
• A final será disputada pelas equipes vencedoras no cruzamento olímpico e a decisão de 3º lugar entre as equipes perdedoras em uma partida.
JOGO 3 – Perdedor jogo 1 x Perdedor jogo 2 (decisão de 3º lugar)
JOGO 4 – Vencedor jogo 1 x Vencedor jogo 2 (Final)


3) De nove (09) a doze (12) equipes:
• Fase Classificatória: As equipes serão divididas em três (03) grupos (A, B e C), disputados pelo sistema de rodízio e um (01) turno entre as equipes no grupo.
GRUPO A GRUPO B GRUPO C
01. 02. 03.
04. 05. 06.
07. 08. 09.
10. 11. 12.
• Classifica-se uma (01) equipe primeira colocada de cada grupo e um segundo lugar por critério técnico para a fase semi-final.
OBSERVAÇÃO: para a semi-final será realizado sorteio dirigido, evitando-se que equipes oriundas do mesmo grupo se enfrentem antes da final.
• A final será disputada pelas equipes vencedoras da semi-final e a decisão de 3º lugar entre as equipes perdedoras em uma partida.




4) De treze (13) a dezesseis (16) equipes
• Fase Classificatória: as equipes serão divididas em quatro (04) grupos (A,B,C,e D), disputados pelo sistema de rodízio em turno único entre as equipes do grupo.
GRUPO A GRUPO B GRUPO C GRUPO D
01. 02. 03. 04.
05. 06. 07. 08.
09. 10. 11. 12.
13. 14. 15. 16.

• Classifica-se duas(02) equipes primeiras colocadas de cada grupo para as quartas-de-final que será disputada em uma partida com os seguintes confrontos:
JOGO 1 - 1º grupo A x 2º grupo C
JOGO 2 – 1º grupo C x 2º grupo A
JOGO 3 – 1º grupo B x 2º grupo D
JOGO 4 - 1º grupo D x 2º grupo B
• A Semi-final será disputada pelas equipes vencedoras em uma partida conforme abaixo:
JOGO 5 – Vencedor jogo 1 x Vencedor jogo 3
JOGO 6 – Vencedor jogo 2 x Vencedor jogo 4
• A Final e Decisão de 3º lugar será disputada em uma partida conforme abaixo:
JOGO 7 – Perdedor jogo 5 x Perdedor jogo 6 (decisão de 3º lugar)
JOGO 8 – Vencedor jogo 5 x Vencedor jogo 6 (Final)

Art. 39º - GRUPAMENTO - FASE FINAL: Vinte (20) equipes.
• Para a realização da fase final da COPA SÃO JOSÉ DE FUTSAL 2007, haverá um novo congresso técnico com as 20 (vinte) equipes classificadas.
• As equipes serão divididas em quatro (04) grupos (A,B,C,e D) com sorteio dirigido, disputado pelo sistema de rodízio em turno único dentro de cada grupo.
GRUPO A GRUPO B GRUPO C GRUPO D
01. 02. 03. 04.
05. 06. 07. 08.
09. 10. 11. 12.
13. 14. 15. 16.
17. 18. 19. 20.

• Classifica-se duas(02) equipes primeiras colocadas de cada grupo para as quartas-de-final que será disputada em uma partida com os seguintes confrontos:
JOGO 1 - 1º grupo A x 2º grupo C
JOGO 2 – 1º grupo C x 2º grupo A
JOGO 3 – 1º grupo B x 2º grupo D
JOGO 4 - 1º grupo D x 2º grupo B
• A Semi-final será disputada pelas equipes vencedoras, em uma partida conforme abaixo:
JOGO 5 – Vencedor jogo 1 x Vencedor jogo 3
JOGO 6 – Vencedor jogo 2 x Vencedor jogo 4
• A Final e Decisão de 3º lugar será disputada em uma partida conforme abaixo:
JOGO 7 – Perdedor jogo 5 x Perdedor jogo 6 (decisão de 3º lugar)
JOGO 8 – Vencedor jogo 5 x Vencedor jogo 6 (Final)

Art. 40º - As 04 (quatro) equipes melhores classificadas na fase final, estarão classificadas para a TAÇA SÃO JOSÉ DE FUTSAL 2008 – 1º DIVISÃO.

Capítulo XII - CLASSIFICAÇÃO POR CRITÉRIO TÉCNICO
Art. 41º - Na COPA SÃO JOSÉ DE FUTSAL 2007, quando da necessidade de classificar uma ou mais equipes da fase classificatória por critério técnico, utilizar-se-á os seguintes critérios para a definição da(s) equipe(s) classificada(a).
a) Gols average (Nº de gols recebidos divididos pelo nº de gols feitos em todos os jogos da fase. Classifica-se o menor coeficiente).
b) Gols pró (Nº de gols feitos em todos os jogos da Fase. Classifica-se o maior coeficiente).
c) Gols contra (Nº de gols recebidos em todos os jogos da fase. Classifica-se o menor coeficiente).
d) Sorteio.
OBSERVAÇÃO: a classificação por critério técnico não leva em consideração o nº de pontos obtidos pelas equipes na fase.

Capítulo XIII – SISTEMA DE DESEMPATE
Art. 42º - O sistema de desempate adotado nas fases classificatórias, em que for disputado pelo sistema de rodízio dentro do grupo, aplica-se o seguinte:

* – Empate entre duas (02) equipes:
a) Resultado do confronto direto;
b) Saldo de gols de todos os jogos do grupo na fase;
c) Ataque mais positivo de todos os jogos do grupo na fase;
d) Defesa menos vazada de todos os jogos do grupo na fase;
e) menor nº de cartões amarelos
f ) menor nº de cartões vermelhos
g) Sorteio.
* – Empate entre três (03) ou mais equipes:
a) Saldo de gols em todos os jogos do grupo na fase;
b) Ataque mais positivo em todos os jogos do grupo na fase;
c) Defesa menos vazada em todos os jogos do grupo na fase;
d) menor nº de cartões amarelos
e) menor nº de cartões vermelhos
I) Sorteio.

OBS.: Quando no empate entre três ou mais equipes, continuarem duas (02) equipes ainda empatadas e houver necessidade de classificar mais uma equipe, prevalecerá o critério de desempate entre “duas (02) equipes”.

Art. 43º- Nas fases quartas-de-final, semi-final e final, se no tempo regulamentar, o jogo terminar empatado, aplicar-se-á o seguinte:
a) Cobranças de 03 (três) tiros livres diretos da marca do pênalti, de forma alternada, por jogadores distintos e que tenham terminado a partida jogando ou no banco.
OBSERVAÇÃO: jogadores expulsos não poderão participar das cobranças das penalidades.
b) Persistindo o empate, a decisão será efetuada pela cobrança de um (01) tiro livre direto da marca do pênalti, alternadamente, por jogadores diferentes, que tenham terminado a partida até que haja um vencedor.

Art. 44º - Os casos omissos a este regulamento, serão resolvidos pela Comissão Central Organizadora (C.C.O) da COPA SÃO JOSÉ DE FUTSAL - 2007



Publicado: Comunicação Social da Prefeitura Municipal de São José dos Pinhais