Cozinhas Comunitárias fazem o diferencial do programa Fome Zero em São José dos Pinhais
03-02-2004 19:47



O programa Fome Zero tem como maior objetivo mobilizar a sociedade civil organizada, empresariado e governo municipal na discussão e construção de propostas que venham a enfrentar as causas e atenuar as conseqüências dos problemas da fome e da pobreza em todo o mundo. Porém, no Estado do Paraná existe um diferencial com relação às outras cidades.
A Prefeitura de São José dos Pinhais, pensando em toda esta situação e dificuldades que famílias e pessoas carentes enfrentam, criou as “Cozinhas Comunitárias”, um programa que tem a finalidade de alimentar de forma sadia crianças necessitadas. A iniciativa que vem dando certo já cadastrou cerca de 1.540 crianças em 7 cozinhas comunitárias por toda São José dos Pinhais, e pretende ate o final de 2004 cadastrar 5.000 crianças.
O Fome Zero, programa coordenado por Ednir Mattos Kauling no município de São José, e composto por uma comissão formada pelo padre José Aparecido, representando a Secretaria da Promoção Social e Karla do Rocio Bello Barbosa, entre outros integrantes, além de contar com o apoio da Secretaria da Indústria, Comércio e Turismo e da Agência do Trabalhador, que fornecem um cadastramento para a geração de emprego, capacitação de mão-de-obra e alfabetização de pessoas carentes.
O programa conta ainda com o apoio da Secretaria da Agricultura e Abastecimento, que amplia as hortas comunitárias, e do programa “Compra Fácil”, que já cadastrou 300 produtores rurais, responsáveis pela ajuda nas creches, casas de idosos e instituições de caridade, alimentando aqueles que precisam.
No dia seis e sete de fevereiro estará acontecendo a Conferência Estadual do Conselho de Segurança Alimentar e Nutricional do Paraná, onde, representando São José dos Pinhais, o coordenador Ednir Mattos Kauling estará mostrando como funcionam as “Cozinhas Comunitárias” do município.
Segundo o prefeito Luiz Carlos Setim, São José dos Pinhais possui “terras férteis que produzem toneladas de alimentos, riquezas naturais tão grandes que têm valores inestimáveis, miscigenações culturais que enriquecem o povo de maneira não imagináveis em outras nações”.
Somente este trecho acima poderia descrever nosso imenso país, não fosse uma insignificante palavra que infelizmente faz parte do dia-a-dia de milhões de brasileiros: “fome”. Quatro letras que estes milhões devem engolir dia após dia, e é através disso que São José dos Pinhais e suas “Cozinhas Comunitárias” pretendem trabalhar incansavelmente para acabar com a fome no município.






Publicado: Comunicação Social da Prefeitura Municipal de São José dos Pinhais