Dia Mundial de Doação de Leite Humano é celebrado com entrega de pingentes
20-05-2021 12:18

Celebrado em 19 de maio, o Dia Mundial de Doação de Leite Humano será festejado ao longo de todo o mês em São José dos Pinhais. As mães que participam do Programa Banco de Leite Humano do município receberão da equipe um pingente feito com algumas gotas do leite fornecido, como forma de agradecimento.



As entregas começaram a ser realizadas na última terça-feira (18) e têm emocionado muitas mães. Para a doadora Amanda Melo, o sentimento é de gratidão. “A gente entende a importância, porque muitas vezes eles não conseguem receber o leitinho da mãe deles. Como tenho para ajudar, já que está sobrando para a minha bebê, acabamos ajudando-os também. É muito bom, a gente se sente muito útil e não é preciso ter medo porque é bem tranquilo”, afirma a doadora.



Para a médica e responsável técnica do Banco de Leite Humano, Regiane de Oliveira, a entrega dos pingentes é um modo simbólico de agradecer essa atitude que é tão importante. “Neste ano nós não tínhamos como organizar uma festa ou um evento, como nós fazíamos todos os anos, por isso resolvemos fazer um mimo para essas mães. A ideia é que elas tenham de recordação e possam mostrar aos seus filhos, que além de amamentarem e darem o melhor para eles, elas ajudaram a salvar vidas de bebês prematuros da nossa UTI”, destaca a médica.



De acordo com o Ministério da Saúde, o leite é a primeira alimentação humana e fonte importante de nutrientes para as funções biológicas, sendo considerado o melhor alimento para os bebês, por ter papel muito importante na proteção imunológica contra doenças infecciosas, na adequação nutricional e no desenvolvimento.



O leite recebido das doações passa por uma série de exames e após ser pasteurizado pela equipe do programa é destinado aos bebês que que estão internados na UTI neonatal do Hospital e Maternidade São José e que não podem ser amamentados pela própria mãe. Dessa forma, outras mães participantes do projeto extraem seu próprio leite para alimentar a estes bebês, em caso de compatibilidade.



Como participar



Para colaborar, a doadora deve entrar em contato com o banco por meio de um dos diversos canais de comunicação disponíveis: 3283-5522 (ramal 280), WhatsApp 98802-8191 ou via e-mail bancodeleite@sjp.pr.gov.br. Em seguida, os responsáveis realizam um cadastro, verificam alguns exames que usualmente são realizados durante o pré-natal e passam as orientações a doadora de como realizar a coleta e o armazenamento correto do leite.



Para garantir segurança ao longo do processo, o Banco entrega semanalmente frascos para a coleta do leite materno. Nas terças a distribuição e coleta acontece no Centro e região e nas quintas, no Afonso Pena e demais bairros.



 



Publicado: Comunicação Social da Prefeitura Municipal de São José dos Pinhais