Diversas atrações marcam a “Semana da Cultura”
10-11-2003 19:47


Após um final de semana cheio de atrações, a “Semana da Cultura” começa com tudo nesta terça-feira, 11 de novembro. Às 15h, o grupo vocal da Escola de Música Ciranda se apresentará no Museu Municipal Atílio Rocco. Às 20h, na sala Zacarias Alves Pereira, ocorrerá debate da Comissão Julgadora do III Salão de Artes Plásticas de São José dos Pinhais com artistas plásticos e o público em geral. Finalizando, às 20h, no Aeroporto Internacional Afonso Pena, acontecerá a abertura do III Salão de Artes Plásticas, com premiação aos três primeiros colocados da Secretaria de Estado da Cultura, e do quarto e quinto pela Secretaria Municipal da Cultura.
No último final de semana, a programação cultural movimentou a Cidade. O sábado contou com o programa Arte na XV, que trouxe aos transeuntes do calçadão shows, pintura, escultura, poetas e finalizou com atrações circenses, ao lado, no Teatro de Bolso Iguaçu, apresentação do espetáculo infantil “Pluft, o Fantasminha”, ambos pela manhã. À tarde aconteceu a inauguração do II Centro Cultural, na Borda do Campo, onde foi encenada a peça teatral “O Crime do Senhor Kane”, além da exposição fotográfica de Marcelo L. Wysoczynski. O Centro Cultural tem o objetivo de descentralizar as artes na Cidade, e abriga cursos de violão, teatro, dança e desenho básico.
Na Colônia Murici aconteceu a abertura do VII Festival de Dança. O domingo começou com Missa em Ação de Graças e participação do Coral Melodia, na Igreja Matriz. Na Praça do Verbo Divino, às 20h, aconteceu a apresentação do Kadeshi (Trompete Quarteto Vocal). A segunda-feira começou com a reunião extraordinária do Conselho Municipal do Patrimônio Cultural (Compac), em comemoração aos 63 anos da Biblioteca Pública dentro do projeto Novas Instalações. No mesmo local aconteceu a premiação do Concurso de Redação 150 anos de Emancipação Política. À noite, na Câmara dos Vereadores, concerto comemorativo da Banda Marcial Guarda Mirim.
A “Semana da Cultura” termina mas algumas exposições continuam, como na Biblioteca Pública Municipal Scharffenberg de Quadros, até o dia 30 de novembro; na Câmara Municipal, com fotos de Paulo Nenevê, até 17 de novembro; no Centro Cultural Afonso Pena, até o dia 30; no Museu Municipal Atílio Rocco o acervo documental sobre São José dos Pinhais – 150 anos de Emancipação Política, até 30 de novembro; e do Museu do Boneco Animado, com visitação aberta ao público e escolas.
Durante a premiação no concurso de redação, o secretário da Cultura, André Luiz Sada, lembrou do Concurso Municipal de Poesia, cujas inscrições poderão ser feitas até fevereiro de 2004 no Departamento de Ação Cultural. “A cultura aumenta o conhecimento e faz bem para o coração ao mexer com a emoção. Cada vez mais a cultura acompanha o progresso de São José dos Pinhais”, lembrou Sada na oportunidade.




Publicado: Comunicação Social da Prefeitura Municipal de São José dos Pinhais