É no sábado o 5.º Carnaval dos Bonecos de São José dos Pinhais
10-02-2004 20:47


Agora só falta esperar o sábado chegar para a diversão tomar conta da Cidade com a chegada da tão esperada 5.ª edição do Carnaval dos Bonecos de São José dos Pinhais. O desfile, que começa às 19h30, em frente da Usina de Conhecimento, com desfile rumando em direção à Câmara de Vereadores, será um resgate dos quatro desfiles anteriores, com a temática Sonho, Magia e Fantasia.
A marchinha do carnaval, que será executada durante os desfiles, de autoria do cantor e compositor são-joseense, Pinho Graça, traz um pouco da história do Carnaval dos Bonecos. O primeiro bloco será composto pela escola de Samba Embaixadores da Alegria, com 80 integrantes, entre eles a bateria, mulatas, rei momo e a rainha do carnaval curitibano.
O desfile continuará com o carro alegórico Nascer do Sonho, como o carro abre alas, o símbolo do Museu do Boneco Animado. Único no gênero no país inaugurado em 29 de junho de 2.000. Em seguida, uma homenagem ao primeiro desfile dos bonecos, de onde saiu na rua XV de Novembro com 300 participantes, com bloco composto pela Companhia de Dança Corpo São com 100 integrantes.
A ala que relembra o ano de 2001 será composta por integrantes da Femam, fantasiados de piratas e ciganas, fantasias típicas dos carnavais antigos como símbolo alegórico do carnaval. O carnaval de 2002 virá com o abre alas de um dragão em homenagem à comunidade são-joseense. Trará ainda quatro bonecos representando as etnias italiana, ucraniana, polonesa e o povo gaúcho, os CTGS. A composição desta ala é composta pela Unam.
Abrindo o próximo bloco, o dragão de 2003, que terá como temática os elementos da natureza, terra, água, fogo, ar, virá com bonecos que representam estes elementos. Os componentes desta ala são os calouros da Escola Livre de Teatro e da extensão do Projeto “O Boneco e a Sociedade”, no Jardim Alvorada. O desfile será pela Escola Livre de Teatro, com 540 alunos fantasiados de pássaros e peixes.
A última ala será aberta com o dragão branco do 5.º Carnaval dos Bonecos de São José dos Pinhais, simbolizando a paz. Logo em seguida virão os bonecos que simbolizam o desenvolvimento das artes cênicas, (teatro e dança) os bonecos da tragédia e da comédia, os personagens que fizeram a alegria da platéia nesses quatro anos de desenvolvimento da Escola Livre de Teatro e do Teatro de Bolso Iguaçu.
Os componentes da última ala serão os alunos da Escola Livre de Teatro e o pelo grupo da 3.ª Idade Delícias do Moranguinho e da Rocinha. O baile público começará logo em seguida com o trio elétrico das Casas Bahias, com o grupo de dança Ginga Total, fechando o baile com a banda Fuzuê. O prefeito de São José dos Pinhais, Luiz Carlos Setim, e o secretário da Cultura, André Luiz Sada, convidam toda população e moradores de regiões próximas a prestigiarem esta festa popular.

Acompanhe a marchinha

REFRÃO
Eu vou mostra a todos como é que é
Carnaval dos bonecos de São José
Eu vou mostra a todos como é que é
Carnaval dos bonecos de São José

Um mundo de sonho, magia e fantasia
Olha só quem diria, carrossel, luz e cores
Fadas, colombinas, piratas, dominós, velho guerreiro
E feito arco-íris brotando, em meio as flores

Velho guerreiro como eu ti vi
Anda lá no céu, dando seus abacaxis

REFRÃO

Boneco gigante rodopia na praça
Chamando quem passa pra folia e o novo
Artistas, dragões, palhaços, pulando nas ruas
Mostrando a beleza a magia e a graça de um povo.

A jardineira sorriu pra mim
Passa buliçoso, buliçoso arlequim

REFRÃO

Um estrondo no céu arrepia o corpo da gente
É o jumbo cadente, meu Deus que magia
Aeroporto, dança, teatro, fogo terra água e ar
Combinam a natureza, cidade em plena harmonia

Ehhhhhhhhhh

Marinheiro, marinheiro quer chegar a capitão
Vem todo faceiro, mas navegar não sabe não

REFRÃO

Rua XV, rua XV, dos antigos carnavais
Deixaram suas lembranças, saudades e muito mais

Lê, lê, lê, lê, lê, lê, carnavais
De São José dos Pinhais

REFRÃO




Publicado: Comunicação Social da Prefeitura Municipal de São José dos Pinhais