Ecopontos em São José dos Pinhais
13-01-2020 21:51

O município de São José dos Pinhais coleta aproximadamente 200 toneladas de lixo por dia, sendo que muitos destes descartes são de lixos recicláveis, que não são destinados corretamente. Para evitar o descarte incorreto de lixo, a Prefeitura de São José dos Pinhais instalou por diversos bairros do município os chamados “Ecopontos”.



Os Ecopontos servem para o recebimento e separação correta de diferentes tipos de resíduos. Nesta época do ano, os números de descartes de resíduos eletroeletrônicos têm crescido consideravelmente no município, atingindo apenas 7% dos descartes em Ecopontos no ano 2019, significando que o destino desses materiais não estão sendo corretos. Nos Ecopontos, podem ser descartados móveis e eletrodomésticos, restos de lixos como construção civil, materiais recicláveis, e eletroeletrônicos.



O objetivo principal do Ecoponto é diminuir consideravelmente a incidência de entulho mal descartado na via pública, e locais públicos mapeados como “desovas” preservando a urbanidade e economizando os recursos que seriam empregados na limpeza da via.



Os descartes que não são permitidos nos Ecopontos são apenas lixo doméstico (orgânico), telhas de amianto, lâmpadas fluorescentes, pilhas e baterias, e resíduos industriais perigosos em geral. Os descartes de resíduos perigosos, como pilhas, baterias e lâmpadas continuam sendo de responsabilidade do gerador em pontos de coleta já instalados em diversos pontos do município.



Atualmente, o município conta com quatro Ecopontos já em funcionamento, sendo eles localizados nos bairros Rio Pequeno, Ipê, Guatupê e Borda do Campo. Nos Ecopontos, a população pode descartar resíduos de construção e demolição, madeira, sobras de podas, materiais recicláveis, eletroeletrônicos, óleo de fritura, e pneus inservíveis.



Confira os endereços dos Ecopontos de São José dos Pinhais:



Ecoponto Rio Pequeno:



Rua Honofre Holthman, 200 – Rio Pequeno



Ecoponto Guatupê:



Rua Avenida Guatupê, 3480 – Guatupê



Ecoponto Ipê:



Rua Laerte Fenelon, 1001 – Ipê



Ecoponto Borda do Campo:



Rua Manoel Correa, 98 – Borda do Campo



 



Publicado: Comunicação Social da Prefeitura Municipal de São José dos Pinhais