Educação promove oficina para aulas de campo
11-06-2015 14:30

A Secretaria de Educação de São José dos Pinhais dentro do objetivo de proporcionar educação com qualidade para os alunos da rede pública têm desenvolvido oficinas de capacitação e requalificação aos profissionais.

Com esta proposta, o Departamento de Ensino Fundamental, promoveu no mês de junho, capacitação para professores que ministram a disciplina de Geografia para turmas de 4º ano, sobre como planejar uma aula de campo. “As aulas de campo proporcionam uma visão concreta do estudo de sala de aula, o que torna o aprendizado mais interessante para o aluno. Mas esse método só é eficiente quando programado e mediado pelo professor, que pode programar uma aula de campo aos arredores de sua escola”, explica a coordenadora de História e Geografia Franciele Sabchuk.

A paisagem escolhida para o grupo foi a região de Campina do Taquaral, área de transição entre o urbano e o rural, que conserva características do campo, com produção agrícola e extrativismo de argila e areia. Servidores da Secretaria de Indústria, Comércio e Turismo foram guias do grupo.

A primeira turma visitou a Campina do Taquaral no dia 3 de junho, e o outro grupo no dia 10. Após visita a um areal, local de extração de areia, conheceram também o processo de fabricação de tijolos em uma olaria. Depois recebidos na Escola Rural Lílian Vianna, que preparou uma recepção especial para o grupo, com exposição de plantas ornamentais e produtos da horticultura da região.

Além de conhecerem a região, os professores receberam um roteiro sugestivo de como procederem para planejar aulas de campo em suas unidades.

“Os arredores da escola podem ser amplamente explorados neste tipo de atividade prática e interdisciplinar, que promove a visão do espaço geográfico e desenvolve a capacidade de observação aliada ao desenvolvimento do senso crítico do aluno ”, comenta a secretária de Educação Neide Setim.

Publicado: Comunicação Social da Prefeitura Municipal de São José dos Pinhais