Eleições para diretores de escolas e CMEIs são realizadas com sucesso
30-11-2015 19:47

A Secretaria de Educação de São José dos Pinhais realizou nos dias 27 e 28 de novembro, eleições para diretores e diretores auxiliares de Escolas Especiais, Escolas do Ensino Fundamental e Centros Municipais de Educação Infantil.

A alteração da Lei que mudou o dia de votação, na zona urbana passando do sábado para sexta-feira, facilitou a adesão das famílias e superou as expectativas. Das 99 unidades onde aconteceu eleição, em apenas 4 não houve quórum, ou seja, o número de leitores não atingiu o número estabelecido por lei.

“O processo de eleição de 2015 ficou marcado pelo grande número de unidades com candidatos inscritos, com pelo menos uma chapa em cada unidade. Isso possibilitou a escolha dos gestores em 95% das escolas de ensino fundamental e 90% das unidades de educação Infantil. Houve grande participação das famílias o que garantiu o quórum e a democrática responsabilidade da escolha”, comemora a secretária de Educação, Neide Setim.

Segundo Neide Setim, outra constatação importante é o fato de que a maioria dos diretores indicados em 2013 e agora candidatos, se reelegeram neste pleito. “Isso demonstra que os profissionais da educação, criteriosamente indicados pela Secretaria de Educação para as unidades que não tinham diretor eleito em 2013, foram acertadas. A comunidade reconheceu que o trabalho realizado foi de qualidade e merecia continuidade”.

Os diretores eleitos assumirão as unidades em 1º de janeiro de 2016 e terão três anos de gestão em suas unidades.

Para o inicio do ano de 2016, a Secretaria de Educação prepara uma capacitação para todos os eleitos, que contará com informações sobre administração, legislação, recursos materiais e humanos, e liderança.

A relação com todos os eleitos nas unidades será homologada e publicada nos próximos dias.

Publicado: Comunicação Social da Prefeitura Municipal de São José dos Pinhais