Encontro das forças policiais apresenta balanço de 2023
26-03-2024 11:32

Um encontro histórico entre as forças policiais atuantes em São José dos Pinhais foi realizado na manhã desta segunda-feira (25), no auditório do Sesc de São José dos Pinhais. A iniciativa, promovida por meio de uma parceria entre a Guarda Municipal (GM-SJP), 17º Batalhão da Polícia Militar e a Delegacia da Polícia Civil, teve como objetivo principal apresentar aos presentes os desafios enfrentados no cotidiano e os números expressivos alcançados ao longo de 2023.

Cada uma das forças policiais apresentou dados de suas atuações. A Secretaria Municipal de Segurança (Semuseg), por meio da GM-SJP, registrou em 2023 um total de 36.351 atendimentos à população. Dentre esses atendimentos, destacam-se 21.717 boletins registrados, 735 pessoas encaminhadas para delegacias, 128 veículos recuperados, 21 armas apreendidas e a realização de 2.081 ordens de serviço em festas, eventos e outras ocorrências.

Atualmente, a GM-SJP conta com 209 servidores distribuídos em diversas áreas de atuação, incluindo Ronda Ostensiva Municipal (ROMU), patrulhas especializadas, fiscalização de trânsito, além de atividades ambientais e rurais, Guarda Mirim e Canil.

Durante o encontro, foram destacados os avanços da GM-SJP nos últimos anos, como a valorização do servidor da GM, modernização da frota e do armamento, aprimoramento do departamento de ensino, implementação das patrulhas Anjos da Guarda, Maria da Penha e Escolar, bem como a instauração da Corregedoria da GM-SJP.

Entre os projetos em andamento, destacam-se o Muralha Digital, a construção da Base da ROMU no Jardim Urano/Afonso Pena e a consolidação do Canil da GM-SJP.

A Semuseg atua de forma integrada com outras instituições públicas, como as forças de segurança Exército, Polícia Federal e Polícia Rodoviária Federal, bem como as polícias Militar, Civil e Pela, e os poderes constituídos (legislativo, executivo e judiciário).

Em parceria com o Poder Judiciário, os resultados foram significativos, incluindo 1.680 atendimentos pela Patrulha Maria da Penha e 59 ordens de serviço e 42 acompanhamentos de medidas protetivas através do Anjos da Guarda, além de 23 suportes familiares.

A Polícia Civil apresentou números e gráficos que demonstram a redução dos índices de Homicídios em 50,66%, a redução dos números de roubos em 34,20% e a redução da incidência de roubos de veículos em 41,48%. Destacou-se o índice total de resolução de homicídios de 71,8% (mais de 7 homicídios solucionados a cada 10 ocorridos) e o total de 3.968 pessoas presas no período entre os anos de 2020 e 2024.

A partir de agora, a intenção é fazer anualmente um Seminário de Segurança Pública para a apresentação de índices e desenvolver ações de forma técnica e inteligente conforme os indicadores. Além disso, o encontro reforça o compromisso das forças policiais de São José dos Pinhais em promover a segurança e o bem-estar da comunidade e visa a melhoria contínua dos serviços prestados à população local.

Estiveram presentes no encontro: a prefeita de São José dos Pinhais, Nina Singer; o secretário municipal de Segurança, Paulo Thomaz; o comandante da 1ª Companhia da Polícia Militar, Capitão Vitor; o comandante do 17º Batalhão da Polícia Militar do Estado do Paraná; Tenente Coronel Alessandro Galeski; o delegado titular da 1ª Delegacia de São José dos Pinhais, Fábio Machado dos Santos; o presidente do Conselho Municipal de Segurança, Antônio Carlos Pedroso e o chefe de divisão de Polícia Metropolitana, Fábio Amaro, além de representantes do poder Legislativo e do Ministério Público.

Publicado: Comunicação Social da Prefeitura Municipal de São José dos Pinhais